
HP Elitebook Ultra G1i AI
Publicado em 27 de setembro de 2025 às 12:20
2 min de leituraNo site oficial, a HP vende este Elitebook Ultra da HP como um computador para empresas. Percebemos a lógica: é discreto, com um chassis totalmente em preto, ecrã sensível ao toque e uma placa gráfica integrada no processador (esqueça os jogos mais poderosos). Seria um desperdício se a HP não vendesse este PC no segmento de consumo, pois serve muito bem para trabalhar ou estudar, além de ter um design bastante apelativo.
O que não conseguimos compreender é porque é que, tendo um ecrã sensível ao toque, este portátil não se pode converter em tablet. Não percebemos neste, nem noutros computadores que têm a mesma configuração (no entanto, isto não é um deal breaker).
Leve e fino
Como já temos referido noutros testes a PC semelhantes, este formato é o nosso preferido: além de serem leves e bonitos, oferecerem tudo o que é necessário para trabalhar em qualquer local. A HP até conseguiu encaixar uma porta USB-A num computador com uma espessura máxima de 14,9 mm. Também gostamos que este modelo traga três USB-C (duas à direito e uma à esquerda), que dão muito jeito para carregar a bateria, dado que qualquer uma pode receber energia.
Já a qualidade da imagem é excelente: como sempre, o OLED realça muito as cores e oferece um contraste muitíssimo bom.
Desempenho adequado
Ao olhar para os resultados das nossas medições, percebe-se que o Elitebook Ultra está dentro da média de outros laptops com o mesmo chip: como o CPU trata do processamento e dos gráficos, há poucas coisas que distinguem esta máquina de outras com o mesmo hardware. O único aspecto diferenciador entre este e o Yoga Slim 7 que passou por cá é o facto de ter cerca de mais uma hora de autonomia. Isto pode dever-se a algum trabalho de optimização da HP ou a alterações no sistema operativo.
Falando dos testes de IA, o Elitebook Ultra G1i AI conseguiu sair-se melhor que o modelo da Lenovo; no entanto, suspeitamos que isto tenha mais que ver com a optimização dos modelos de IA e do firmware do NPU do Intel, que com potência pura, visto as duas máquinas serem, praticamente, iguais em tudo.
Distribuidor: HP
Preço: €2399
• PCMark 10 Produtividade: 10 363
• 3D Mark Wildlife: 17676
• Procyon Computer Vision: 961
• Procyon Image Gen: 3406
Fonte: PCGuia (PT-PT)
Leia também
- Os 5 tablets mais vendidos da Amazon atualmente

Se você está pensando em investir em um tablet, seja para estudar, trabalhar, assistir séries ou simplesmente navegar na internet com mais conforto, então vale a pena dar uma olhada nos modelos que mais fazem sucesso.
💬 0 - Google muda exibição de anúncios na busca

Google testa novo modelo de exibição de anúnciosResumo
💬 0 - Qualcomm é a nova dona da Arduino

Qualcomm também anunciou o Arduino Uno QResumo
💬 0