
I A literacia?
Publicado em 6 de setembro de 2025 às 07:01
2 min de leituraFonte: PCGuia (PT-PT)
Estou convicto de que não haverá no público da PCGuia alguém que nunca tenha interagido com uma IA – digo isto com um nível de confiança de 99,2%. Este valor há de ser quase igual para quem já foi alvo de uma oferta de emprego por telefone – arrisco que uma percentagem semelhante (porque os creio leitores formados e informados) rapidamente concluiu que se tratava de uma burla.
Trago aqui o tema das burlas telefónicas, porque há muito pouco tempo tive conhecimento de um projecto entre as empresas Phonely, Matai e Groq que resultou no desenvolvimento «agentes de inteligência artificial tão competentes a imitar comunicação humana que os clientes já não conseguem discernir se estão a interagir com uma máquina ou com um humano».
A percentagem será ainda semelhante para quem já viu e ouviu um reel no Instagram ou Facebook com um Trump a dizer algo completamente absurdo (ou, no caso dessa personagem, algo totalmente certo) mas que, no fundo, se validava que era clonagem de voz por IA – até recentemente, o difícil seria fazê-lo em tempo real. Ora, a realidade é que estas três empresas resolveram o problema da latência na IA conversacional, alcançando 99,2% de precisão e tempos de resposta inferiores a um segundo, permitindo interações fluídas e com qualidade humana.
O que se consegue obter e/ou convencer alguém a fazer quando ouve a voz de um familiar, numa conversa telefónica, com pergunta e resposta em tempo real e sem qualquer tipo de script e que é originada do número desse mesmo familiar?
Hoje bastam poucos segundos de um áudio de um qualquer vídeo numa rede social para gerar a voz de alguém. Juntando esta voz a técnicas de spoofing é possível apresentar no telemóvel do destinatário o número da pessoa de quem se clonou a voz.
O ‘Olá, Mãe; Olá, Pai’ enganou muita gente, mas muita gente não se deixou enganar. Daqui para a frente, não estou certo de que a literacia seja suficiente.
Leia também
- Os 5 tablets mais vendidos da Amazon atualmente

Se você está pensando em investir em um tablet, seja para estudar, trabalhar, assistir séries ou simplesmente navegar na internet com mais conforto, então vale a pena dar uma olhada nos modelos que mais fazem sucesso.
💬 0 - Google muda exibição de anúncios na busca

Google testa novo modelo de exibição de anúnciosResumo
💬 0 - Qualcomm é a nova dona da Arduino

Qualcomm também anunciou o Arduino Uno QResumo
💬 0