
Idosos se sentem excluídos dos serviços digitais, aponta pesquisa
Publicado em 3 de outubro de 2025 às 11:44
2 min de leituraIdosos têm problemas com a digitalização dos serviçosResumo
• Pesquisa do Procon-SP mostra que 51% dos idosos em São Paulo enfrentam barreiras em compras e serviços devido ao atendimento exclusivo por apps.
• 67% dos idosos que compram online também relatam problemas, incluindo golpes e dificuldades com ofertas digitais.
• Principais dificuldades incluem a complexidade de aplicativos e falta de conhecimento tecnológico.
Uma nova pesquisa do Procon-SP divulgada nesta semana reforça que a digitalização do comércio e dos serviços pode ser uma barreira para a população com mais de 60 anos. Segundo o levantamento, 51% dos entrevistados na faixa etária já se sentiram impedidos de entrar em contato com uma empresa, comprar um produto ou contratar um serviço devido ao atendimento exclusivo por app.
Além da exclusão por plataformas de app, a pesquisa também revela que, mesmo entre os idosos que fazem compras online, os problemas são frequentes. Quase 67% dos que contrataram serviços ou adquiriram produtos por meio de ofertas em redes sociais e telefone relataram ter enfrentado alguma dificuldade, incluindo golpes.
O órgão realizou o estudo em agosto e ouviu 723 pessoas em todo o estado de São Paulo. O objetivo foi mapear as principais dificuldades enfrentadas pelo público idoso nas relações de consumo, especialmente no ambiente digital.
Dificuldade com apps
Maioria acha apps complexos e depende de ajudaA pesquisa mostra que a imensa maioria dos respondentes já possui acesso à internet e aplicativos (92%). Dos entrevistados que não conseguiram realizar uma compra ou contratação, 54% admitem ter dificuldades em manusear os aplicativos.
Os idosos apontam como principal causa a falta de conhecimento de tecnologia (54%) e a complexidade das ferramentas, que muitas vezes exigem a ajuda de terceiros (46%). O Procon-SP destaca que essa dificuldade é maior quanto mais avançada a faixa etária e menor a escolaridade do consumidor.
Entre os setores que mais impõem barreiras com aplicativos, os mais citados pelos idosos foram:
• Concessionárias de serviço público (água, luz, gás e telefonia);
• Instituições financeiras (bancos, financeiras e seguradoras);
Fonte: Tecnoblog
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