Pular para o conteúdo
Indo além das memórias, alta dos preços deve chegar a fontes e coolers também
Games
indo
além
das
memórias
alta
dos

Indo além das memórias, alta dos preços deve chegar a fontes e coolers também

Publicado em 11 de janeiro de 2026 às 10:28

2 min de leitura

A crise das memórias pode em breve se tornar a “crise do hardware” se a tendência da vez se confirmar para o mercado mundial de componentes. Informações vindas da China indicam que os coolers e as fontes serão os próximos produtos afetados com uma alta dos preços, que deve aparecer em breve para os consumidores.

O hype por IA gerou uma demanda exagerada por memórias que impactou imediatamente nos preços dos componentes. Agora, entretanto, outros materiais não finalizados começaram a ser afetados também, o que deve se refletir em ainda mais produtos ficando mais caros.

Divulgação/Noctua

A empresa chinesa Guangzhou Xinhong Zhengdian Electronic Technology emitiu um comunicado explicando que materiais como cobre, prata e estanho aumentaram muito de preço nos últimos meses, e agora essa pressão está aumentando os custos de produção de maneira considerável.

A companhia diz ainda que fornecedores dos materiais pararam de aceitar novos pedidos com os preços antigos em 6 de janeiro, então encomendas para este ano já devem ser mais caras.

Aumentos de preços em coolers e fontes ainda é menor do que nas memórias

Apesar da informação partir de uma companhia, por enquanto, é de se esperar que outras fabricantes de componentes estejam na mesma situação – uma vez que estamos falando dos custos de materiais.

A empresa, entretanto, projeta aumentos bem menos expressivos do que o “boom” que vimos em memórias. Fontes devem ficar entre 6% e 10% mais caras, enquanto os heatsinks usados nos coolers provavelmente terão um aumento entre 6% e 8%.

• Steam Machine é listada em loja pela primeira vez, mas o preço não parece oficial

• ASUS vai aumentar preços de diversos produtos a partir de 5 de janeiro

• PS6 e próximo Xbox podem ser adiados por causa dos altos preços de memórias

Não chega nem perto dos saltos na casa dos múltiplos que vimos nos preços de memórias no final de 2025, mas são ainda mais componentes para o PC deixando cada vez mais proibitivo fazer upgrades em 2026. Não só isso, agora que a demanda por IA está afetando também diferentes materiais, se a tendência continuar, devemos ver os aumentos ficarem mais expressivos e alcançar cada vez mais produtos ao longo do ano.

Fonte: Adrenaline

Leia também