Pular para o conteúdo
Instagram agora permite customizar o ícone do app
Computação
instagram
agora
permite
customizar
ícone
app

Instagram agora permite customizar o ícone do app

Publicado em 22 de outubro de 2025 às 17:49

2 min de leitura

Instagram ganhou seis opções de ícones • O Instagram agora permite que as contas de adolescentes personalizem o ícone do aplicativo.

• São seis versões estilizadas, acessíveis diretamente pelo feed.

• A novidade é voltada para o público jovem e não deve ser liberada para adultos.

O Instagram liberou a customização do ícone do aplicativo, mas só para adolescentes. A novidade permite que jovens escolham entre seis versões estilizadas do logo tradicional da rede social para usar na tela inicial do celular.

A troca do ícone do app é feita a partir do próprio feed: basta tocar no logotipo do Instagram, exibido no topo da tela inicial, para acessar as opções de personalização. Entre as variações disponíveis estão versões em neon, vidro translúcido, fogo, flores e um design com aparência de “gosma verde”.

An update just for Teen Accounts: now you can change your Instagram app icon to match your aesthetic

To change the icon, press the Instagram logo at the top of the home feed after opening the app pic.twitter.com/XZbZzOQ2DR

— Instagram (@instagram) October 21, 2025

Por que só para as contas de adolescentes?

Segundo o TechCrunch, o Instagram quer tornar as contas de adolescentes mais atraentes. A empresa afirmou ao site que lançou os ícones personalizados após descobrir que jovens gostam de customizar a experiência no app. O recurso não deve ser liberado para adultos.

O Instagram vem investindo desde 2024 em versões específicas para menores de idade, que incluem limites de conteúdo classificados para maiores de 13 anos. A empresa também utiliza inteligência artificial para identificar contas de adolescentes que inseriram idades incorretas, migrando-as automaticamente.

Novo recurso do Instagram mira o público adolescenteEssas medidas, porém, foram contestadas em um relatório interno da própria Meta. O documento revela falhas nos sistemas de triagem do Instagram e indica que a plataforma exibe mais conteúdo nocivo para adolescentes vulneráveis.

Fonte: Tecnoblog

Leia também