Pular para o conteúdo
Instagram ganha app nativo para iPad após 15 anos de espera
Tecnologia
instagram
ganha
app
nativo
para
ipad

Instagram ganha app nativo para iPad após 15 anos de espera

Publicado em 3 de setembro de 2025 às 14:33

1 min de leitura

Fonte: Tecnoblog

Instagram usa toda a tela do iPad (imagem: divulgação)

Resumo

• O Instagram ganhou um aplicativo oficial para iPad com design adaptado e Reels em destaque.

• A novidade chega após anos de resistência da Meta em lançar a versão para tablets.

• A decisão foi influenciada pela concorrência do TikTok e pelo aumento nas vendas de iPads.

A Meta lançou, nesta quarta-feira (03/09), um aplicativo oficial do Instagram para iPad. Ele tem um design adaptado para a tela maior e traz algumas diferenças, como os Reels na aba principal, por exemplo.

Antes disso, era possível usar o Instagram para iPhone no tablet, mas a interface ficava “esticada” na tela maior. O lançamento confirma notícias que circulam desde o primeiro semestre de 2025 e indicavam uma chegada iminente.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Adam Mosseri (@mosseri)

Como usar o Instagram no iPad?

Para usar o Instagram no iPad, não tem muito segredo: basta baixar o aplicativo na App Store e, após a instalação, entrar com seu login e sua senha.

O app funciona de forma bem parecida com a versão para smartphones, mas há uma mudança curiosa: a aba principal exibe Reels, e o feed com fotos e vídeos foi movido para uma aba secundária, chamada “Seguindo”. Apesar disso, outros recursos tradicionais estão presentes, como Stories, mensagens diretas, busca e explorar.

Também é possível fazer publicações com a câmera do tablet ou usando material da galeria. A Meta destaca que a tela maior do iPad é uma vantagem na hora de editar Reels.

Por que demorou tanto?

O Instagram foi lançado no iPhone em 2010, e durante anos a Meta resistiu em levá-lo aos tablets da Apple, alegando recursos limitados de desenvolvimento, pouca demanda, problemas técnicos e foco na versão web.

Leia também