
Intel confirma que irá priorizar chips para data centers de IA em 2026
Publicado em 1 de fevereiro de 2026 às 22:12
2 min de leituraA Intel anunciou que vai priorizar a produção de chips para data centers em 2026, o que resultará em uma escassez significativa da linha Intel Panther Lake para consumidores. A mudança de foco da fabricante foi confirmada pelo CFO David Zinser, destacando que o setor de inteligência artificial tem sido muito mais lucrativo que o mercado de PCs para consumidores finais.
“Obviamente, estamos mudando o máximo que podemos para data centers para atender à alta demanda, mas não podemos abandonar completamente o mercado de consumo“, afirmou Zinser. “Então estamos tentando apoiar ambos da melhor forma possível e, obviamente, trabalhar para resolver esse problema de fornecimento.”
De acordo com o relatório financeiro divulgado em 22 de janeiro, a divisão de produtos para IA e data centers da Intel registrou um aumento de 9% nos lucros do último trimestre de 2025 e 5% no ano. Em contraste, a divisão de componentes para PCs sofreu uma queda de 7% no trimestre e aproximadamente 3% no ano.
A escassez dos chips Intel Panther Lake deve impactar diretamente os gamers e entusiastas que planejam montar ou atualizar seus computadores no próximo ano. Especialistas preveem que essa limitação no fornecimento resultará em aumento significativo de preços, não apenas para os processadores Intel, mas também para CPUs da AMD, que deverão se valorizar conforme a disponibilidade de chips concorrentes diminui.
A situação se insere em um contexto mais amplo de dificuldades no mercado de hardware para PC. Nos últimos meses, componentes como memória RAM e placas gráficas têm se tornado progressivamente mais caros e escassos, principalmente devido à demanda crescente das empresas de IA e seus data centers.
De acordo com a PC World, os preços de computadores pré-montados de empresas como HP, Dell e Asus devem aumentar entre 15% e 20% devido à escassez de componentes. A situação também deve começar a afetar fabricantes de consoles, que utilizam chips e memória semelhantes aos encontrados em PCs.
Fonte: GameVicio
Leia também
- Chips de guerra: Intel entra no projeto SHIELD para livrar o Pentágono da dependência asiática

A Intel acaba de assegurar sua participação em um dos mais ambiciosos projetos de defesa dos Estados Unidos. A fabricante de processadores foi oficialmente incluída no contrato SHIELD (Scalable Homeland Innovative Enterprise Layered Defense), um acordo com teto de US$ 151 bilhões firmado com o Departamento de Defesa a…
💬 0 - Ex-CEO da Intel diz que 18A e Panther Lake são frutos de sua gestão e mira grandes clientes de foundry

Colhendo frutos plantados há tempos: ex-CEO da Intel diz que 18A e Panther Lake são frutos de sua gestão e mira grandes clientes de foundry!
💬 0 - Deloitte prevê que hype da IA irá diminuir em 2026, mas ganhará escala em data centers e agentes autônomos

A consultoria Deloitte divulgou suas previsões para tecnologia, mídia e telecomunicações em 2026. O relatório destaca que o barulho em torno da inteligência artificial vai diminuir, dando lugar a avanços concretos na implementação em larga escala. Foco em tarefas como limpeza de dados e integração de sistemas, em vez…
💬 0