Pular para o conteúdo
Intel promete manter GPUs Arc após parceria com Nvidia
Computação
intel
promete
manter
gpus
arc
após

Intel promete manter GPUs Arc após parceria com Nvidia

Publicado em 19 de setembro de 2025 às 10:53

2 min de leitura

Placa de vídeo Arc B580Resumo

• Intel afirma que acordo com a Nvidia não altera seu roadmap de produtos;

• Parceria entre Nvidia e Intel envolve investimento de US$ 5 bilhões e prevê lançamento de chips x86 com GPU RTX;

• Futuro da linha Arc permanece incerto no longo prazo, porém.

O surpreendente acordo da Nvidia com a Intel anunciado na quinta-feira (18/09) vai resultar no lançamento de processadores x86 que contam com GPUs integradas da série RTX. Depois do anúncio, ficou a dúvida: será que a parceria fará a Intel desistir das GPUs Arc? A companhia deu a entender que não.

A dúvida é pertinente porque, desde 2021, quando a Intel introduziu as GPUs Arc, elas nunca tiveram grande destaque em termos de desempenho. Não por acaso, as placas de vídeo dedicadas da família Arc têm participação quase inexpressiva no mercado, que continua dominado pelas GPUs Nvidia GeForce e AMD Radeon.

Como a Intel enfrenta uma crise, não seria espantoso se a companhia desistisse das GPUs Arc para reduzir custos ou priorizar produtos mais rentáveis. Com o recém-anunciado acordo com a Nvidia, essa possibilidade ganhou força.

Mas não parece ser o caso. Ao site PCWorld, um representante da Intel declarou o seguinte:

Não estamos discutindo roadmaps específicos neste momento, mas a colaboração [com a Nvidia] é complementar ao roadmap da Intel, e a companhia continuará a oferecer produtos de GPU.

O que a declaração informa é que a Intel tinha uma programação de lançamentos definida antes da parceria com a Nvidia, que pretende mantê-la, e que o que vier com base no acordo será complementar.

No entanto, a declaração não deixa claro o que acontecerá com as GPUs Arc no longo prazo, isto é, após a programação definida atualmente ser cumprida.

Uma hipótese é a de que a Intel continue desenvolvendo a sua tecnologia própria de GPUs, mas para atender a segmentos do mercado focados em custo-benefício, deixando as opções com GPU Nvidia RTX para aplicações que demandam mais desempenho. Mas, de novo, essa é só uma hipótese.

Como é a parceria da Nvidia com a Intel?

Nvidia anuncia acordo com a Intel

Fonte: Tecnoblog

Leia também