
iOS 26 drena a bateria do iPhone? Apple diz que é temporário
Publicado em 16 de setembro de 2025 às 12:54
2 min de leituraCraig Federighi, da Apple, apresentando o iOS 26 (imagem: reprodução/Apple)
Resumo
• Assim como atualizações anteriores, iOS 26 pode reduzir a duração da bateria do iPhone;
• A Apple explica que o impacto ocorre por processos de configuração em segundo plano, e que o problema é temporário;
• A recomendação é aguardar a estabilização do sistema ou futuras atualizações corretivas.
Já virou tradição: após a liberação de uma nova versão do iOS, muitos usuários reclamam que a bateria de seu iPhone passou a durar menos após atualizar o sistema operacional. Isso vem acontecendo com o recém-lançado iOS 26. A boa notícia é que a Apple sabe disso e tratou de avisar de imediato: o problema é temporário.
Depois de um período de testes que começou em junho deste ano, a Apple lançou a versão final do iOS 26 na segunda-feira (15/09). A nova versão do sistema operacional é compatível com os iPhones lançados a partir de 2019, ou seja, contempla o iPhone 11 e as versões posteriores.
Em redes sociais ou plataformas como o Reddit, não é difícil encontrar usuários relatando que, após a instalação do iOS 26, a bateria do iPhone passou a descarregar mais rapidamente. Muitas dessas queixas começaram já no período de testes da nova versão.
Apple explica menor duração da bateria do iPhone
Junto à liberação do iOS 26, a Apple publicou uma página em que descreve a importância de atualizações de software serem instaladas. A companhia aponta, entre as razões para isso, a inclusão de novos recursos de softwares, o reforço da segurança do sistema e a correção de falhas.
iOS 26 (imagem: divulgação/Apple)
No último tópico da página, a Apple explica o impacto da atualização sobre o desempenho do aparelho e a autonomia da bateria (em tradução livre):
(…) Imediatamente após concluir uma atualização, especialmente de uma versão principal, você pode notar um impacto temporário na duração da bateria e no desempenho térmico.
Isso é normal, pois seu dispositivo precisa de tempo para concluir o processo de configuração em segundo plano, incluindo a indexação de dados e arquivos para pesquisa, o download de novos recursos e a atualização de aplicativos.
(…) Dependendo do uso individual, alguns usuários podem notar um pequeno impacto no desempenho e/ou na duração da bateria. A Apple trabalha continuamente para otimizar esses recursos em atualizações de software para garantir ótima duração da bateria e uma experiência tranquila para o usuário.
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Apple encerra suporte ao iCloud no iOS 10 e macOS Sierra
iCloud tem novos requisitos mínimos (imagem: reprodução/Apple)
💬 0 - Apple libera o iOS 26 para o iPhone: confira a lista completa de modelos compatíveis
A Apple liberou globalmente o iOS 26, atualização que redefine a experiência do iPhone com uma nova linguagem de design e recursos avançados de inteligência artificial. O sistema estreia o visual Liquid Glass, que aposta na transparências realistas, menus flutuantes e efeitos visuais dinâmicos para todo o ecossistema…
💬 0 - Apple A19 Pro: chip do iPhone 17 Pro Max supera Ryzen 9 9950X em testes
Na última terça-feira, dia 9 de setembro, a Apple introduziu sua nova geração de iPhones 17, marcando também a estreia de seu processador mobile mais avançado da atualidade, o Apple A19 Pro. As melhorias do SoC são tantas que ele consegue superar em testes até CPUs high-end para desktop, como o AMD Ryzen 9 9950X e o I…
💬 0