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iPhone continua peça-chave para fidelizar usuários no ecossistema de produtos Apple, aponta estudo
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iPhone continua peça-chave para fidelizar usuários no ecossistema de produtos Apple, aponta estudo

Publicado em 10 de setembro de 2025 às 13:53

2 min de leitura

Fonte: Hardware.com.br

O anúncio do novo iPhone 17, com direito à estreia do iPhone Air e atualizações de Apple Watch e AirPods Pro, relembra algo essencial: o iPhone segue como epicentro da estratégia da Apple, mesmo quando a empresa enfrenta críticas sobre práticas antitruste e desafia a concorrência com sua corrida por inteligência artificial.

A importância do smartphone é tanta que, mesmo com a queda da participação do iPhone na receita total da Apple—de 66% em 2015 para 51% em 2024—, ele permanece o principal motor de vendas cruzadas de gadgets, como Apple Watch, iPad, AirPods e MacBook, revelam dados compilados pela Statista.

Como o iPhone conecta todo o universo Apple

Dados recentes mostram a força desse efeito dominó: entre usuários de gadgets Apple nos EUA, 81% dos donos de Apple Watch têm iPhone. Com AirPods, a conexão também é intensa: seis em cada dez usuários dos fones têm iPhone, assim como 69% dos quem usam iPad. Quando olhamos para MacBooks, a dominância persiste, ainda que menor, com 45%

Entre quem não faz parte do ecossistema iPhone, a presença do Apple Watch ou AirPods despenca para 24% e 13%, respectivamente. O dado revela um círculo virtuoso (e lucrativo): ao comprar um iPhone, usuários tendem a adotar outros produtos e serviços do ecossistema Apple — dos wearables à suíte de apps pagos e assinaturas

Praticidade, integração e barreiras de saída

A experiência Apple foi desenhada para ser intuitiva, rápida e integrada. Funcionalidades como Handoff, AirDrop e Continuity criam uma rede conveniente entre gadgets, agregando valor emocional ao usuário — e elevando o custo subjetivo de migrar para rivais. Esse modelo fecha as portas para concorrentes e transforma a fidelidade em receita recorrente, não só na venda de aparelhos, mas cada vez mais em serviços.

Com a onda de IA generativa acelerando o mercado, a Apple se vê desafiada a mostrar que tecnologia inteligente é, antes de tudo, uma experiência coesa e centrada no usuário. Mesmo com pressões regulatórias, a Apple demonstra expertise e autoridade ao seguir investindo em seu maior trunfo: o ecossistema interconectado, onde o iPhone ainda reina supremo.

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