
Jeanne Dielman: “melhor filme da história” estreia no Brasil. Saiba onde ver
Publicado em 10 de setembro de 2025 às 19:00
2 min de leituraFonte: Superinteressante
Um dos melhores filmes da história foi exibido pela primeira vez há 50 anos – e, nesta quinta (11), será finalmente lançado nos cinemas brasileiros.
Jeanne Dielman, 23, Quai du Commerce, 1080 Bruxelles (1975), ou simplesmente Jeanne Dielman, é um drama dirigido pela cineasta belga Chantal Akerman que acompanha a vida de uma viúva durante três dias – e foi eleito o melhor filme de todos os tempos em 2022 pela prestigiada revista britânica Sight and Sound.
Quando foi lançado, na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 1975, Jeanne Dielman não causou muito furor entre o público ou os críticos. A percepção dos amantes do cinema foi se transformando nas décadas seguintes, da mesma forma que a percepção do espectador do filme vai mudando enquanto acompanha a rotina aparentemente banal de Jeanne Dielman, a dona de casa interpretada por Delphine Seyrig.
A câmera acompanha Jeanne em tudo que ela faz, com raros cortes: cenas longas mostram a protagonista descascando batatas, limpando a casa, saindo para comprar coisas que precisa e cuidando de seu filho.
• Relacionadas • CulturaBrasil tem mais de 3,5 mil salas de cinema; 88% delas ficam em shoppings18 jun 2025 - 12h06
• CulturaQual foi o primeiro filme brasileiro?30 jan 2025 - 14h01
• CulturaOs 10 melhores filmes da história, segundo Martin Scorsese15 set 2023 - 11h09
Tudo se repete, com câmeras estáticas, e a rotina da viúva fica bem estabelecida para quem está assistindo. É aí, nessa aparente banalidade, que Akerman vai aos poucos revelando que a vida dessa mulher não é tão ordeira quanto aparenta ser.
A reviravolta que espera quem assistir até o final do filme de 3h21 é diferente de qualquer coisa na história do cinema, antes ou depois de Jeanne Dielman.
Continua após a publicidade
Esse clássico do cinema de arte já foi exibido em cineclubes e mostras especiais aqui no Brasil – eu mesmo assisti ao filme no Instituto Moreira Salles de São Paulo, em 2023. Mas nunca foi exibido comercialmente nos cinemas nacionais. Com distribuição da Filmicca, vai ser possível ver o filme de Akerman nas telonas de oito cidades.
Como funciona a eleição de melhor filme
Desde 1952, a revista britânica Sight and Sound tem uma tradição: eleger os melhores filmes de todos os tempos a cada 10 anos. Para isso, eles convidam críticos e diretores do mundo todo para votar em seus favoritos.
A lista já mudou bastante com o tempo, mas algumas coisas eram constantes: entre 1962 e 2002, o filme mais votado sempre foi Cidadão Kane, o clássico de Orson Welles de 1941.
Continua após a publicidade
Leia também
- Pérolas do Streaming: o melhor do Netflix e do MUBI em setembro de 2025
Toxic (2024)
- Número Desconhecido Catfishing na Escola traz história real chocante sobre bullying
Lançado pela Netflix no dia 29 de agosto, o documentário Número Desconhecido: Catfishing na Escola tem chamado a atenção por contar uma história chocante. Ele acompanha a vida da jovem Lauryn Licari que, em 2020, começou a receber várias mensagens ameaçadoras em seu celular.
- O Sobrevivente: Novo filme com Glen Powell muda de nome no Brasil após reclamações
Com estreia programada para novembro no Brasil, o filme The Running Man passou por uma situação inusitada esta semana. Após meses promovendo o lançamento com o título nacional O Concorrente, a Paramount Pictures decidiu trocar seu nome oficial esta semana.