Pular para o conteúdo
Jogos Blockbuster não são sustentáveis, afirma ex-chefe da Sony Santa Monica
Games
jogos
blockbuster
não
são
sustentáveis
afirma

Jogos Blockbuster não são sustentáveis, afirma ex-chefe da Sony Santa Monica

Publicado em 21 de outubro de 2025 às 09:20

2 min de leitura

Após passar mais de uma década na Sony Santa Monica nos cargos de co-chefe do estúdio e diretora de desenvolvimento de produtos, Meghan Morgan Juinio afirma que não acredita que jogos Blockbuster seguem um caminho sustentável. Segundo ela, empresas arriscam demais ao colocar todas as suas fichas em poucos títulos de orçamentos milionários.

Durante sua participação na Gamescom Asia, Meghan explicou que o investimento massivo em poucos Triplo A vai perpetuar um ciclo negativo para a indústria. Ela acredita que a falta de diversificação só vai levar a mais demissões, projetos cancelados e fechamentos de estúdios.

Foto: Divulgação/PlayStation

Para a ex-chefe da Sony Santa Monica, o momento atual é ideal para que desenvolvedoras comecem a se planejar melhor para os próximos 5 a 10 anos. Segundo ela, uma correção de curso é necessária, especialmente porque muitas empresas tomaram decisões excessivamente empolgadas durante a pandemia e investiram dinheiro demais nas expectativas de que o mercado continuaria a crescer rapidamente — o que não aconteceu.

Games Triplo A ainda têm espaço, explica ex-chefe da Sony Santa Monica

Ao mesmo tempo que afirma não acreditar que a aposta única em jogos Triplo A é sustentável, Juinio também não propõe que eles deixem de ser feitos. Ela acredita que ainda há muito espaço para séries consolidadas como Call of Duty e God of War, dado que elas costumam trazer muitos retornos.

No entanto, ela acredita que esse tipo de projeto deve ser conciliado com investimentos em títulos menores. “Também acredito que há espaço para esses grandes nomes se diversificarem em games duplo-A e único-A, e também jogos independentes? E qual tamanho e forma isso toma? Não sei…”, explicou a ex-chefe da Sony Santa Monica.

Foto: Divulgação/PlayStation

“Mas penso que temos que olhar para além da reação impulsiva da pandemia e dos anos pós-pandemia, e realmente pensar em quem queremos ser. Que tipo de produto queremos lançar? Precisamos planejar intencionalmente como chegaremos lá”, complementou.

Juinio também acredita que jogadores já não são mais tão impactados por mundos abertos massivos ou visuais impressionantes. Segundo ela, títulos como Astro Bot e Split Fiction mostram que o público quer experiências divertidas e que também consigam explorar ideias e mecânicas inovadoras.

Legado imortal

DualSense edição limitada celebra 20 anos de God of War com visual inspirado em Kratos

Fonte: Adrenaline

Leia também