Pular para o conteúdo
Jogos feitos em Unity são retirados do Steam por falha de segurança grave
Games
jogos
feitos
unity
são
retirados
steam

Jogos feitos em Unity são retirados do Steam por falha de segurança grave

Publicado em 6 de outubro de 2025 às 08:23

2 min de leitura

Caso você esteja pensando em usar a Promoção de Primavera do Steam para comprar jogos como Pillars of Eternity, Pentiment ou Grounded 2, é provável que não consiga encontrá-los na loja. Isso porque muitos deles foram removidos temporariamente graças à descoberta de uma falha grave na engine Unity.

Segundo Larry ‘Major Nelson’ Hryb, ex-embaixador do Xbox, o software para desenvolvimento de games tem uma falha de segurança que surgiu em sua versão 2017.1. Ela afeta jogos desenvolvidos para Windows, Linux e MacOS e abre as portas para a realização de ataques remotos.

A security vulnerability affecting our games that use Unity has recently been identified.

As a precaution and to keep you safe, we have temporarily removed the following titles and products from digital storefronts while we implement the necessary updates to address the issue:…

— Obsidian (@Obsidian) October 3, 2025

Enquanto não há relatos de que a falha da Unity foi usada em algum ataque, sua descoberta foi suficiente para que muitas empresas decidissem agir. Entre elas está o estúdio Obsidian Entertaniment, que decidiu retirar temporariamente todos os seus games potencialmente afetados até que atualizações sejam lançadas.

Jogos recentes com a Unity também foram afetados

Segundo a Obsidian, até mesmo jogos recentes construídos usando a Unity tiveram que ser retirados do ar por ela. Entre eles está o Grounded 2, que chegou ao Acesso Antecipado no final de julho. “Nosso time está trabalhando em uma correção que vai restaurar esses games o mais cedo possível”, prometeu a companhia.

Foto: Divulgação/Obsidian Entertainment

Enquanto a desenvolvedora se destacou pelo anúncio público que fez, outros games também foram retirados temporariamente do Steam. Entre eles estão produtos como Fallout Shelter, Wasteland Remastered e Wasteland 3 que, até o momento, ainda não têm data para retornar.

No entanto, ações como a da Team17 mostram que a vulnerabilidade não é exatamente difícil de corrigir. Na página dedicada a Overcooked 2, por exemplo, a publicadora destacou que lançou na última sexta-feira (3) um update que garante que os jogadores podem continuar jogando sem medo de invasões ou vírus.

Foto: Divulgação/Obsidian Entertainment

Já os games que ainda não foram corrigidos, mas foram retirados da loja, ainda podem ser baixados e jogados pelo Steam, contanto que tenham sido adquiridos anteriormente. Segundo a Unity, a falha é grave, mas depende da adição local de arquivos aos jogos que a apresentam. Além disso, qualquer execução de códigos maliciosos fica confinada ao nível de privilégio de sistema que o software prejudicado possui.

Fonte: Adrenaline

Leia também