
Jogos single-player: Sony quer “avançar posição” na liderança
Publicado em 15 de setembro de 2025 às 13:53
2 min de leituraApós a turbulência enfrentada na vertente de “jogos como serviço”, com seu ápice no fiasco de Concord, a Sony, aos poucos, busca se readequar ao modelo de negócios que sempre funcionou para ela: os jogos single-player.
Esse foco está sendo retomado e reiterado em documentos corporativos e metas da empresa, notícia que pode ser animadora aos fãs.
Sony com futuro single-player
Em sua trajetória, o PlayStation se consagrou por trazer grandes experiências para um jogador, com histórias, personagens e gameplay que se encaixaram para esse tipo de proposta e, sem dúvidas, ajudaram a construir a história da marca.
• Falando em PlayStation, que tal obter o PS5 pelo menor preço do mercado? Acompanhe no Low Games!
Imagem: PlayStation
Nos últimos anos, entretanto, houve uma mudança de foco para responder a uma tendência dos chamados “jogos como serviço” no mercado, isto é, experiências “vivas” focadas em multiplayer e jogatina online. Alguns jogos se deram bem – Helldivers 2, por exemplo –, enquanto outros fracassaram de forma retumbante, a exemplo do referido Concord, sem falar em vários projetos internos cancelados, um deles The Last of Us Factions, que seria um multiplayer da franquia da Naughty Dog.
Mas esses dias estão, aparentemente, ficando para trás. Num recente documento corporativo, a companhia reiterou seu objetivo de “avançar posição como líderes criativos em experiências single-player”, sem deixar de lado o live service, que também foi citado no PDF, com menção especial à Bungie, especialista no assunto. Após a “lição” aprendida com Concord, a Sony já disse que terá mais controle e cautela nesse segmento.
Os próximos first-party da Sony são indicativos do foco em single-player: Ghost of Yotei, Wolverine, Intergalactic: The Heretic Prophet e Saros estão sendo desenvolvidos em estúdios renomados da companhia, oferecendo um vislumbre mais positivo do PlayStation, que também espera novos jogos da Santa Monica, da Bend Studio, da Bluepoint e de outros times.
Como você enxerga esse futuro? Opine aqui embaixo, no campo reservado aos comentários!
Fonte: Flow Games
Leia também
- O que são plataformas de jogos? Conheça as principais lojas de videogames

Atualmente, cópias digitais de jogos são distribuídas via plataformas de gamesPlataformas de jogos ou gaming platforms são ambientes digitais usados para a distribuição e gestão de games. Em outras palavras, trata-se de um hub que reúne catálogos de jogos à venda, biblioteca de títulos adquiridos, conexões, e serviços…
💬 0 - Presidente do Xbox considera jogos exclusivos “antiquados” e defende liberdade entre plataformas

Sarah Bond, atual presidente do Xbox, afirmou recentemente que a ideia de jogos exclusivos em 2025 já está ultrapassada. Em entrevista ao Mashable, ela destacou que os jogadores querem poder acessar seus títulos favoritos independentemente da plataforma.
💬 0 - O que é um PC gamer? Saiba o que um computador para jogos precisa ter

Computadores gamer têm hardwares para bom desempenho em jogosPC gamer ou gaming PC é um computador com capacidade para oferecer boa performance em jogos. E assim como existem jogos dos mais básicos aos mais exigentes, há PCs gamer de entrada até máquinas capazes de lidar com games mais pesados.
💬 0