
Lei Felca é sancionada e jogos não poderão ter loot box no Brasil
Publicado em 26 de setembro de 2025 às 14:03
2 min de leituraNa quarta-feira da semana passada, dia 17 de setembro, foi sancionada a lei 15.211/2025, também conhecida popularmente como “Lei Felca”, que busca proteger crianças e adolescentes no meio digital (por isso é o “Estatuto Digital da Criança e Adolescente”). E, entre as mudanças, está uma voltada para jogos: os loot boxes terão que se adaptar.
A discussão da lei surgiu após o vídeo sobre a adultização ser publicado no último dia 6 de agosto, servindo para complementar a proteção de crianças e adolescentes também no meio digital, como em redes sociais e jogos.
Imagem: mihoyo
“Lei Felca” proíbe loot boxes em jogos para menores de 18 anos
Entre os diversos capítulos da “Lei Felca”, o sétimo é voltado especificamente para jogos. Por lá, lemos no Art. 20 que loot boxes (ou caixas de recompensas) “serão vedadas em jogos eletrônicos direcionados a crianças e a adolescentes ou de acesso provável por eles”.
Ou, em outras palavras, jogos que têm crianças e adolescentes como público-alvo não poderão ter loot boxes (mas elas ainda podem existir caso o game tenha classificação para 18 anos).
Imagem: IGN Nordic
Além disso, a lei reforça no Art. 21 o que já está publicado na Lei 14.852/2024, também conhecida como o “Marco Legal dos Jogos”, que elenca as obrigações pertinentes a moderação do chat em jogos, seja em texto, áudio ou vídeo.
E, se você joga online atualmente, sabe que há muitos títulos que utilizam loot box em seus sistemas de monetização, incluindo League of Legends (LoL), EA Sports FC (o antigo FIFA), Genshin Impact e mais. Portanto, diversos jogos famosos por aqui terão que se adaptar.
Enquanto o Brasil atua contra as loot boxes com a Lei Felca, outros países já travaram ou travam essa batalha há um tempo. A Bélgica e os Países Baixos já baniram as caixas de recompensas, enquanto o Reino Unido, Estados Unidos e China têm propostas para mitigar e esclarecer a mecânica in-game.
Imagem: Riot Games
Quando a Lei 15.211 (ou “Lei Felca”) entra em vigor?
De acordo com a publicação no Diário Oficial, a Lei 15.211/2025 (ou popularmente conhecida como a “Lei Felca”) entra em vigor daqui a seis meses, ou seja, em março de 2026.
Dessa forma, as empresas de redes sociais, tecnologia e jogos terão 6 meses para se prepararem e realizarem as devidas mudanças.
Quais as consequências para quem descumprir a lei?
Fonte: Flow Games
Leia também
- Número de jogos lançados na Steam aumentou 93% entre 2020 e 2024
Informações da plataforma SteamDB apontam que a Steam recebeu um total de 18.626 novos jogos em 2024. O número representa um incremento de 93% nos lançamentos em relação a 2020, ano em que 9.656 títulos foram adicionados à plataforma. Esse rápido crescimento pode afetar a visibilidade de pequenos estúdios, principalme…
💬 0 - Estúdio veterano Splash Damage não pertence mais à Tencent
A Splash Damage não é mais um dos muitos estúdios controlados pela gigante chinesa Tencent. A desenvolvedora foi vendida nesta semana para um grupo de investidores, mas infelizmente não ofereceu detalhes sobre como isso vai afetar seus projetos futuros.
💬 0 - Prime Gaming liberou mais dois jogos ontem (25); confira quais são
Setembro está chegando ao fim e isso significa que você já pode resgatar os últimos jogos do mês do Prime Gaming.
💬 0