
Lost Soul Aside: Sony teria atrapalhado mais do que ajudado no projeto
Publicado em 3 de setembro de 2025 às 16:28
2 min de leituraFonte: GameVicio
Sob o nome de Lost Soul Aside, temos aqui um jogo de ação, do gênero hack and slash, desenvolvido pela Ultizero Games como parte do China Hero Project da Sony.
O desenvolvimento inicial de Lost Soul Aside começou em meados de 2014 e conforme revelado, durante os longos anos, Lost Soul Aside passou pelo development hell (inferno de desenvolvimento). Novos detalhes revelam a trajetória conturbada do jogo.
Embora a Sony tenha se envolvido no projeto e apesar das expectativas, Lost Soul Aside nunca alcançou a escala de um jogo AAA, sendo mais próximo de um projeto AA. A Sony teria tido grande responsabilidade pelos problemas envolvendo o jogo.
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Detalhes
• No início de 2024, a Sony exigiu mudanças no roteiro e participou diretamente das revisões, trazendo uma equipe que já havia trabalhado em God of War: Ragnarok e Horizon.
• A narrativa foi bastante reduzida: planejada inicialmente para dez capítulos, foi condensada em menos, mas maiores. O lançamento foi adiado, e para manter os fãs engajados a Sony lançou campanhas nas redes sociais.
• Nesse período, a planejadora Vivian concluiu seu trabalho de design e assumiu a gestão do estúdio. Ela era fortemente pró-Sony, arrogante e frequentemente causava polêmicas online. Chegou a vazar informações internas e espalhar datas falsas de lançamento.
• A situação explodiu no episódio da polêmica do “One Black cancels out Ten Yellows”, após o qual Yang Bing finalmente a demitiu.
• A Sony abafou o caso e impediu o estúdio de se pronunciar publicamente, já que os desenvolvedores não tinham autoridade nem sobre relações públicas nem sobre preços. Só depois da pressão pública a Sony permitiu que Yang Bing esclarecesse, mas o estrago já estava feito.
• Internamente, a Sony China admitiu que a crise foi mal gerida pelo setor de vendas, que não tinha preparo para lidar com a situação.
• Entre o fim de 2024 e 2025, o roteiro revisado e as cutscenes foram finalizados, junto com dublagens em japonês, inglês e chinês. O foco foi a versão de PS5, enquanto a versão de PC enfrentava dificuldades de otimização na Unreal Engine.
• A demo ficou presa no processo de aprovação da Sony por quase dois meses e só foi liberada pouco antes do lançamento.
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