
Mais de 40% dos games lançados no Steam em 2025 não renderam nem US$ 100
Publicado em 23 de outubro de 2025 às 10:46
2 min de leituraMantendo a tendência de anos anteriores, o Steam já recebeu mais de 13 mil títulos somente em 2025. No entanto, a maior parte deles não vai ser lucrativa para seus criadores, conforme indica uma análise do site Gamalytic. Segundo ele, 40% dos games lançados este ano sequer conseguiram acumular US$ 100 em receitas.
O valor é simbólico justamente por representar a taxa que a Valve cobra para que um game sequer possa ser listado em seu catálogo. Assim, milhares de jogos que tentam encontrar um espaço na loja para PC se veem incapazes de sequer recuperar esse pequeno custo.
Foto: Reprodução/Gamalytic
Segundo a análise feita pelo Gamalytic, enquanto alguns jogos conseguem bons lucros no Steam, a realidade é que a maioria não garante a sobrevivência de seus criadores. O relatório mostra que, dos quase 13 mil games lançados este ano, 66% não conseguiram receitas superiores a US$ 1 mil.
Sucesso no Steam ainda é para poucos
O relatório também mostra que é somente uma fatia bem pequena dos games lançados em 2025 que conseguiram mais de US$ 1 milhão em receitas na loja. Essa marca foi atingida por 1,9% dos títulos oferecidos ao público, enquanto somente 3,3% conseguiram receitas que foram dos US$ 200 mil ao US$ 1 milhão.
Segundo o desenvolvedor de Soulash, Artur Smiarowski, os resultados são consistentes com aqueles que o Steam registrou em anos anteriores. No entanto, ele destaca que os números sozinhos não representam muito bem a quantidade de estúdios que estão tendo sucesso na loja.
Over 13,000 games have been released on Steam this year so far.
8% of the releases are estimated to have grossed over $100k. 40% didn't see a return on their $100 release cost.
We might have reached the peak of the indie gold rush last year. pic.twitter.com/QWejYdsyXn
— Artur (@ArturSmiarowski) October 20, 2025
No X, ele explicou que, na prática, houve um aumento da quantidade de lançamentos que superaram os US$ 100 mil em receitas. Assim, enquanto a competição pela atenção dos consumidores realmente está maior, também se tornaram mais comuns os casos de títulos pequenos que encontraram seu público.
Vale notar que as análises feitas pelo Gamalytic não são 100% precisas, visto que a Valve não compartilha publicamente todos os dados de desempenho do Steam. Assim, quanto mais obscuro for um título, menores as chances de que as informações coletadas por ele se mostrem precisas.
Fonte: Adrenaline
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