
Meta fecha estúdios de Deadpool VR, Resident Evil 4 VR e Asgard’s Wrath
Publicado em 14 de janeiro de 2026 às 11:23
2 min de leituraConhecida como uma das empresas que mais investiu na realidade virtual em anos recentes, a Meta provou esta semana o que pode acontecer quando uma só empresa concentra muito poder em um mercado. Na última terça-feira (13), a dona do Facebook decidiu fechar três estúdios de desenvolvimento e demitir todas as suas equipes.
As companhias que deixaram de existir com essa decisão são a Twisted Pixel Games (Deadpool VR), a Sanzaru Games (Asgard’s Wrath) e a Armature Studios (Resident Evil 4 VR). Apesar de todas terem trabalho em jogos elogiados pela crítica e pelo público, nenhuma conseguiu um grande sucesso financeiro.
I've just been laid off. It appears the entire @twisted_pixel games studio has been shut down. @SanzaruGames too
— andyTHPS 💙 (@andyTHPS) January 13, 2026
Os estúdios também traziam em comum o fato de que, antes de serem adquiridos pela Meta, já haviam conquistado certo sucesso na indústria. A Armature Studios, por exemplo, era formada por ex-membros da Retro Studios que ganharam uma boa reputação trabalhando em adaptações de games para diversas plataformas.
Meta quer reduzir gastos com VR e aumentar investimentos em IA
Em um comunicado oficial, a Meta afirmou que tomou a decisão de fechar os três estúdios por questões estratégicas. A companhia quer diminuir seus investimentos na realidade virtual e no metaverso para seguir a tendência da indústria de destinar fundos para a realidade virtual — com foco em dispositivos que podem ser vestidos.
Embora elogiado, Deadpool VR não vendeu muito bem. Imagem: Divulgação/Marvel
O fim dos estúdios aconteceu em um momento no qual a empresa anunciou a demissão de 10% de sua força de trabalho total. Os principais afetados foram aqueles dedicados à divisão Reality Labs, que já perdeu mais de US$ 70 bilhões desde 2020 e não tem um caminho claro para se tornar lucrativa.
As desenvolvedoras seguem o mesmo caminho da Ready at Dawn e da Downpour Interactive, que também foram adquiridas e fechadas pouco tempo depois. No momento, os estúdios da Meta que seguem em operação são a Beat Games, a BigBox, a Camouflaj e a Ouro Interactive.
Resident Evil 4 VR foi bastante apreciado por quem jogou o game. Imagem: Divulgação/Capcom
Dentre eles, o mais bem-sucedido é a Beat Games, responsável pelo sucesso Beat Saber, que continua recebendo atualizações. A Camouflaj também foi elogiada por seu título no universo de Batman: Arkham, cujo sucesso parece ter sido limitado pelo fato de que o mercado de realidade virtual não é tão grande quanto a corporação um dia sonhou que pudesse ser.
Nova realidade
Steam Frame: conheça o headset VR da Valve feito para jogar sua Steam inteira sem fios
Fonte: Adrenaline
Leia também
- PS Plus de janeiro deverá receber ‘Resident Evil Village’ e ‘Like a Dragon: Infinite Wealth’, afirma billbill-kun

Para os assinantes da PS Plus, uma ótima notícia: no mês de janeiro, parece que terão grandes adições ao serviço com a chegada de grandes títulos como parte dos planos Extra e Deluxe. A informação veio do confiável leaker billbill-kun.
💬 0 - Resident Evil Showcase é anunciado para 15 de janeiro prometendo novo gameplay de Requiem

A Capcom anunciou oficialmente que o próximo Resident Evil Showcase acontecerá no dia 15 de janeiro de 2026, às 19h no horário de Brasília. O evento digital trará como principal atração novos gameplays e informações sobre Resident Evil Requiem, próximo capítulo da franquia de survival horror.
💬 0 - Resident Evil 4 quase teve introdução adicional com personagem indefesa

Lançado pela Capcom em 2023, o remake de Resident Evil 4 seguiu um caminho semelhante a outras reimaginações feitas pela empresa, trazendo cenas inéditas e algumas mudanças de roteiro. No entanto, a intenção original da empresa era fazer alterações mais radicais, especialmente no começo da aventura.
💬 0