Pular para o conteúdo
Microsoft avisa utilizadores para se prepararem para a remoção do VBScript nas macros VBA do Office
Computação
microsoft
avisa
utilizadores
para
prepararem
remoção

Microsoft avisa utilizadores para se prepararem para a remoção do VBScript nas macros VBA do Office

Publicado em 12 de setembro de 2025 às 08:40

3 min de leitura

Há décadas que o ecossistema Windows oferece um nível inigualável de retrocompatibilidade. Contudo, a Microsoft está agora num processo de remoção de o máximo de tecnologias antigas no mais curto espaço de tempo. Embora estas alterações venham provavelmente a melhorar a segurança, os utilizadores empresariais e profissionais poderão sentir-se frustrados pelo impacto nas suas rotinas de trabalho.

Em 2023, a Microsoft anunciou os planos para retirar a linguagem de scripting Visual Basic, dando aos programadores e organizações tempo suficiente para se prepararem. A empresa avisa agora que a descontinuação do VBScript está iminente, o que poderá afectar significativamente as soluções de automatização personalizadas integradas nas aplicações do Office.

Há muito tempo que o VBScript é uma parte essencial da experiência de utilização do Windows. Lançado em conjunto com o Windows 98, com o Option Pack do Windows NT 4.0 e com o Windows CE, a tecnologia foi modelada com base na linguagem de programação Visual Basic com o objectivo de criar um ambiente de automatização poderoso. Graças ao VBScript, os utilizadores mais avançados e os programadores podiam ter um controlo maior sobre o ambiente operativo Windows.

A linguagem estava intimamente ligada ao Internet Explorer e está agora em grande parte obsoleta, uma vez que o Windows moderno inclui ambientes de scripting mais robustos, como o PowerShell. Além disso, o VBScript tem sido frequentemente explorado por autores de malware para a criação de ameaças de segurança como o Lokibot, o Emotet, o worm Love Bug/ILOVEYOU, e o Qbot.

O VBScript também tem estado disponível para a criação de macros em aplicações do Office desde o Outlook 97, como parte do dialecto Visual Basic for Applications (VBA) do Visual Basic 6.0. A Microsoft nota num artigo publicado no seu blogue para programadores que a descontinuação terá um impacto significativo em organizações que dependem do VBScript dentro do VBA. A linguagem VBA permite automatizar tarefas e aumentar as capacidades do Excel, Word, PowerPoint, e de outras aplicações do Office, explicou a Microsoft. Na prática, o VBScript é usado frequentemente ou ao carregar scripts .vbs externos a partir de uma aplicação VBA ou ao referenciar bibliotecas de tipo VBScript para expressões regulares (RegExp).

A gestora principal de produto da Microsoft, Wenjun Gong, publicou uma cronologia actualizada para a descontinuação do VBScript em VBA, dividida em três fases distintas. A primeira fase, já em vigor e a continuar até 2026 ou 2027, activa o VBScript por defeito como uma funcionalidade a pedido (Feature on Demand), garantindo que os projectos e aplicações VBA existentes continuem a funcionar como previsto.

A segunda fase, programada para ocorrer dentro dos próximos dois anos, irá desactivar os FOD do VBScript por defeito. A terceira e última fase — ainda por definir — marcará a remoção completa do VBScript das futuras versões do Windows. Os scripts .vbs externos em macros VBA deixarão de ser suportados, e a utilização da biblioteca VBScript RegExp irá inutilizar as aplicações VBA se o Office não for actualizado para uma versão mais recente.

A Microsoft recomenda aos programadores mudarem para as ferramentas de programação RegExp mais recentes disponíveis no VBA para a versão 2508 do Office ou posterior (Office 16/2021). Estas últimas versões do Office já não requerem referências externas ao vbscript.dll. A Microsoft também está a promover o serviço de subscrição Microsoft 365 como uma solução para continuar a automatização VBA e a programação RegExp após a remoção total do VBScript. É claro que isto requer uma subscrição mensal.

Fonte: PCGuia (PT-PT)

Leia também