
Microsoft lança IA que observa sua tela enquanto você joga
Publicado em 22 de setembro de 2025 às 17:44
2 min de leituraGaming Copilot identifica jogos e sugere dicasResumo
• O Gaming Copilot é uma IA da Microsoft integrada à Game Bar do Windows 11, que observa a tela durante jogos e interage com o usuário.
• Inicialmente disponível apenas para participantes do Xbox Insider, a IA será liberada globalmente para maiores de 18 anos, exceto na China, e chegará a dispositivos móveis em outubro.
• A IA responde a perguntas sobre desafios, oferece estratégias, acessa histórico e biblioteca do Xbox, e recomenda novos títulos com base no que o usuário já jogou.
A Microsoft começou a liberar o Gaming Copilot para Windows 11, inteligência artificial integrada à Game Bar do sistema operacional. A ferramenta “vê” o que está passando na tela durante a jogatina, podendo conversar com o usuário e oferecer dicas.
O Gaming Copilot foi liberado inicialmente para participantes do programa Xbox Insider. Agora, ainda em fase beta, ele chegará a todos os usuários maiores de 18 anos globalmente, exceto na China. Em outubro, o app do Xbox para smartphones e tablets receberá a IA.
Gaming Copilot chega a smartphones em outubroEm seu comunicado, a Microsoft acrescenta que continuará fazendo experimentos com o objetivo de otimizar o Gaming Copilot para consoles e portáteis da linha Xbox.
Como o Gaming Copilot funciona?
A inteligência artificial gamer da Microsoft pretende ajudar o jogador. No PC, há algumas opções para interagir com o robô. O usuário pode apertar uma tecla para falar e fazer um pedido, recebendo a resposta enquanto joga.
Outra possibilidade é o chamado Mini Mode, que consiste em um widget sempre ativo. Com ele, o jogador pode ter uma conversa mais longa, sem precisar recorrer a um botão.
E o que o Gaming Copilot pode fazer? A IA é capaz de responder a perguntas sobre desafios, oferecer estratégias, resgatar informações e até dar treinamento, além de acessar recursos do histórico e da biblioteca do Xbox.
A Microsoft dá alguns exemplos, como identificar inimigos e dar dicas para derrotá-los, ou ainda lembrar quem é um determinado NPC, quando você interagiu com ele pela primeira vez e qual é seu histórico. O Gaming Copilot consegue saber qual é o game em questão e o que está acontecendo na tela.
Também é possível pedir informações sobre o histórico, a biblioteca e as conquistas alcançadas. A IA pode até mesmo recomendar novos títulos com base no que o usuário já jogou.
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Battlefield 6: parceria com Sony e Microsoft ajuda a detectar o Cronus Zen
Embora muitas desenvolvedoras tomem medidas para separar os públicos do PC e dos consoles em seus jogos competitivos para manter o equilíbrio das partidas, nem sempre isso funciona bem graças a dispositivos como o Cronus Zen. Assim, a Electronic Arts decidiu trabalhar junto com a Sony e a Microsoft para garantir que B…
💬 0 - Nintendo afirma que mods não contam como ‘arte prévia’ para invalidar suas patentes
A Nintendo apresentou um argumento controverso em seu processo contra a desenvolvedora de Palworld, afirmando que mods de jogos não podem ser considerados como arte prévia para invalidar a Patente da Pokebola. A posição da empresa japonesa sugere essencialmente que modificações criadas por fãs não contam como jogos re…
💬 0 - Microsoft aumentará os preços do Xbox nos EUA pela segunda vez em 2025
Microsoft reajustará o preço do Xbox nos Estados Unidos pela segunda vez em 2025. A partir de 3 de outubro, todos os modelos do Xbox Series S e Series X ficarão substancialmente mais caros, com reajustes que chegam a até 200 dólares acima do valor de lançamento.
💬 0