
Microsoft lança IA que observa sua tela enquanto você joga
Publicado em 22 de setembro de 2025 às 17:44
2 min de leituraGaming Copilot identifica jogos e sugere dicas • O Gaming Copilot é uma IA da Microsoft integrada à Game Bar do Windows 11, que observa a tela durante jogos e interage com o usuário.
• Inicialmente disponível apenas para participantes do Xbox Insider, a IA será liberada globalmente para maiores de 18 anos, exceto na China, e chegará a dispositivos móveis em outubro.
• A IA responde a perguntas sobre desafios, oferece estratégias, acessa histórico e biblioteca do Xbox, e recomenda novos títulos com base no que o usuário já jogou.
A Microsoft começou a liberar o Gaming Copilot para Windows 11, inteligência artificial integrada à Game Bar do sistema operacional. A ferramenta “vê” o que está passando na tela durante a jogatina, podendo conversar com o usuário e oferecer dicas.
O Gaming Copilot foi liberado inicialmente para participantes do programa Xbox Insider. Agora, ainda em fase beta, ele chegará a todos os usuários maiores de 18 anos globalmente, exceto na China. Em outubro, o app do Xbox para smartphones e tablets receberá a IA.
Gaming Copilot chega a smartphones em outubroEm seu comunicado, a Microsoft acrescenta que continuará fazendo experimentos com o objetivo de otimizar o Gaming Copilot para consoles e portáteis da linha Xbox.
Como o Gaming Copilot funciona?
A inteligência artificial gamer da Microsoft pretende ajudar o jogador. No PC, há algumas opções para interagir com o robô. O usuário pode apertar uma tecla para falar e fazer um pedido, recebendo a resposta enquanto joga.
Outra possibilidade é o chamado Mini Mode, que consiste em um widget sempre ativo. Com ele, o jogador pode ter uma conversa mais longa, sem precisar recorrer a um botão.
E o que o Gaming Copilot pode fazer? A IA é capaz de responder a perguntas sobre desafios, oferecer estratégias, resgatar informações e até dar treinamento, além de acessar recursos do histórico e da biblioteca do Xbox.
A Microsoft dá alguns exemplos, como identificar inimigos e dar dicas para derrotá-los, ou ainda lembrar quem é um determinado NPC, quando você interagiu com ele pela primeira vez e qual é seu histórico. O Gaming Copilot consegue saber qual é o game em questão e o que está acontecendo na tela.
Também é possível pedir informações sobre o histórico, a biblioteca e as conquistas alcançadas. A IA pode até mesmo recomendar novos títulos com base no que o usuário já jogou.
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- TP-Link lança Archer GE400, novo roteador gamer com Wi-Fi 7 e preço acessível

A TP-Link apresentou nesta semana o Archer GE400, seu mais novo roteador compatível com Wi-Fi 7 que se insere em sua linha gamer de produtos. O dispositivo chega abaixo do Archer GE650 e do Archer GE800 para oferecer uma opção mais acessível que seja compatível com a nova geração da internet wireless e ainda trazendo…
💬 0 - Razer lança controle Raiju V3 Pro, trazendo TMR e botões programáveis para o PS5

A Razer lançou nesta semana o Raiju V3 Pro, seu mais novo controle para o PS5 e PC. Como indica o nome, o periférico é voltado para jogadores profissionais, prometendo alta performance, longevidade e oferecendo diferentes opções de customização com um total de 6 botões programáveis.
💬 0 - Microsoft exige margem de lucro mínima de 30% na divisão Xbox

Nos últimos meses, a história da divisão Xbox tem sido marcada por aumentos de preços, demissões e cancelamentos de projeto. Segundo a Bloomberg, isso é resultado do aumento da pressão exercida pela chefia da Microsoft, que exige que a divisão trabalhe com uma margem de lucro mínima de 30%.
💬 0