Pular para o conteúdo
Microsoft Paint vai ter formato de arquivo parecido com o PSD do Photoshop
Computação
microsoft
paint
vai
formato
arquivo

Microsoft Paint vai ter formato de arquivo parecido com o PSD do Photoshop

Publicado em 19 de setembro de 2025 às 13:24

2 min de leitura

Paint para Windows 11 • Microsoft Paint para Windows 11 vai permitir salvar projetos como arquivos “.paint”, oferecendo suporte a edição avançada;

• No momento, recurso está em teste no programa Windows Insider para Windows 11;

• Microsoft também revelou controles de opacidade nas funções Lápis e Pincel do Paint.

De uma simples ferramenta de desenhos para um editor de imagens cada vez mais abrangente em recursos. Esse é o Microsoft Paint para Windows 11. A mais recente atualização torna o aplicativo capaz de salvar trabalhos na forma de arquivos de projeto, uma abordagem que remete ao PSD, para Adobe Photoshop.

O PSD (Photoshop Document) é um formato de arquivo que armazena toda a estrutura de um trabalho de imagem, como camadas, máscaras, efeitos e textos inseridos. Com isso, cada detalhe do projeto pode ser alterado, removido ou conferido de modo individual.

Nesta semana, a Microsoft começou a testar uma abordagem semelhante no Paint para Windows 11:

Agora você pode salvar a sua criação como um arquivo de projeto editável do Paint e continuar de onde parou. Quando estiver pronto para salvar a sua arte, acesse o menu Arquivo e selecione Salvar como projeto.

Dave Grochocki, gerente de produtos da Microsoft

Faz sentido, pois o Paint para Windows 11 já suporta camadas, tem recursos de edição (e não apenas de desenho) e conta com o Cocreator, que usa IA para gerar conteúdo a partir de prompts (instruções). Nesse sentido, a nova funcionalidade abre espaço para que a ferramenta seja usada para projetos mais sérios, por assim dizer.

Paint vai permitir salvar arquivos como projetosConvenientemente, os arquivos de projeto do Microsoft Paint são salvos com a extensão “.paint”.

Quando os arquivos de projeto chegam ao Paint oficialmente?

A Microsoft explica que, por ora, o recurso está em teste. Podem acessá-lo participantes do programa Windows Insider que usam o Windows 11 nos canais Dev e Canary.

Fonte: Tecnoblog

Leia também