
Microsoft testa botão para integrar Copilot no explorador de arquivos do Windows 11
Publicado em 10 de janeiro de 2026 às 14:40
2 min de leituraUma novidade promete transformar radicalmente a experiência dos usuários com o gerenciador de arquivos do Windows 11. O copilot no explorador de arquivos está sendo desenvolvido pela Microsoft para facilitar a interação com documentos, fotos e outros tipos de arquivos diretamente no explorador de arquivos do sistema operacional.
Usuários do programa Windows Insider descobriram um botão invisível nas versões de teste mais recentes do Windows 11. Embora ainda não funcional, o elemento aparece quando o cursor passa sobre um espaço em branco na barra de navegação do File Explorer, revelando planos da Microsoft para uma integração mais profunda da inteligência artificial no sistema.
A descoberta foi compartilhada pelo usuário @phantomofearth no X, que também encontrou strings no código mencionando a funcionalidade “Chat with Copilot” e uma opção para desacoplar a interface do assistente da janela do explorador de arquivos.
Embora os detalhes ainda sejam escassos, a expectativa é que o botão ative uma barra lateral ou pop-up do Copilot que permitirá conversar diretamente sobre arquivos selecionados, oferecendo sugestões, análises ou respostas a perguntas relacionadas ao conteúdo.
Vale lembrar que o explorador de arquivos já conta com uma integração básica do Copilot através do menu de contexto. Atualmente, ao clicar com o botão direito em um arquivo, é possível selecionar a opção “Ask Copilot”, que abre o aplicativo dedicado do assistente em uma nova janela para responder perguntas sobre o arquivo.
A diferença é que essa abordagem atual não é totalmente integrada ao explorador de arquivos, forçando a abertura de uma nova janela e interrompendo o fluxo de trabalho do usuário. A nova funcionalidade do Copilot no File Explorer promete uma experiência mais fluida e contextual.
Um mockup divulgado mostra como essa integração poderia funcionar, com uma interface de chat diretamente acoplada à janela do explorador de arquivos, permitindo interações rápidas sem sair do contexto de navegação:
É importante ressaltar que, como essa integração ainda não está funcionando nas versões de teste atuais do Windows 11, os planos da Microsoft podem mudar antes do lançamento oficial. O que sabemos com certeza é que a empresa está testando algum tipo de novo botão do Copilot no explorador de arquivos atualmente invisível e sem funcionalidade nas últimas builds de preview do sistema operacional.
Com o Copilot no explorador de arquivos, a Microsoft continua sua estratégia de incorporar inteligência artificial em todas as partes do Windows 11, buscando tornar tarefas cotidianas como organização e busca de arquivos mais intuitivas e eficientes. Para usuários que lidam diariamente com grandes volumes de documentos e mídias, essa integração pode representar uma economia significativa de tempo e esforço.
Você também pode gostar dos artigos abaixo:
Microsoft prepara atualização do Windows 11 com Explorador de Arquivos otimizado para hardware fraco
O Gaming Copilot da Microsoft chega ao Windows 11: a nova era do auxílio em jogos
Fonte: Hardware.com.br
Leia também
- MSI Afterburner será atualizado para integrar nova proteção de energia das fontes MSI para GPUs

O desenvolvedor do MSI Afterbuner, Unwinder, já havia mencionado a possibilidade de suporte a “novo hardware” no utilitário. Agora, ele sugeriu que a amostra de engenharia mencionada em outubro de 2025 pode ser uma fonte de alimentação da MSI.
💬 0 - Copilot fica mais inteligente: Microsoft implementa GPT-5.2

O Microsoft Copilot acaba de receber uma atualização significativa com a integração do GPT-5.2, o mais recente e avançado modelo de linguagem da OpenAI. A novidade começou a ser implementada esta semana nas versões web, Windows e mobile do assistente de IA, permitindo aos usuários acessar recursos aprimorados através…
💬 0 - Segundo a Microsoft, este é o hardware necessário para que seu PC rode jogos em 1080p, 2K e 4K

A Microsoft publicou um guia oficial detalhando o hardware que ela aponta como necessário para rodar jogos em diferentes resoluções no Windows 11. O documento traz recomendações específicas de processadores, placas de vídeo e memória RAM para quem quer jogar em 1080p, 1440p ou 4K.
💬 0