
Monitores, TV, projectores e smartwaches: os principais destaques da TCL na IFA
Publicado em 4 de setembro de 2025 às 14:30
5 min de leituraFonte: PCGuia (PT-PT)
O MOVETIME MT48 é um relógio inteligente especialmente dedicado a crianças que tem posicionamento GPS de alta precisão de dupla frequência (L1+L5) e comunicação 4G para que os pais possam sempre saber a localização e comunicar com os filhos. Além disso, através da app TCL Connect, os pais podem aceder ao histórico de trajectos, definir zonas de segurança personalizadas e receber alertas imediatos sempre que a criança sair dessas áreas.
O smartwatch permite que as crianças se mantenham em contacto com os pais e familiares através de videochamadas e chamadas de voz, mensagens de voz instantâneas e mensagens de texto, e, em caso de emergência, as crainças podem usar uma opção de SOS para partilhar a localização em tempo real e que inicia uma chamada de imediato.
Este equipamento ajuda a criar bons hábitos digitais graças a funcionalidades como o modo escolar, que silencia notificações e limita aplicações não essenciais, e tem lembretes para rotinas diárias como hora de deitar e trabalhos de casa. Por outro lado, permite usar IA de forma segura, segundo a TCL, convertendo «comandos de voz em imagens estilizadas e divertidas».
O MOVETIME MT48 tem certificação IP68, ou seja, é resistente a pó e água, algo indispensável quando pensamos em brincadeiras de crianças, tem uma bateria de 900 mAh, que oferece até 2,5 dias de uso com uma única carga, e está disponível nas cores Azul Galáctico, Rosa Cósmico, Creme Lunar e Cinzento Nebulosa. O smartwatch vai estar à venda no final de Outubro na Alemanha, Reino Unido, Espanha, Itália e França com um PVPR de €150. Quanto ao mercado nacional, ainda não há data de lançamento deste equipamento.
Um projector fora da caixa
O PlayCube é um projector que possibilita «torcer, girar e projectar em qualquer lugar», disse Randy Xu, Head of Marketing da TCL. Este oferece uma experiência de entretenimento imersiva e de qualidade com 750 lumens, uma bateria de 66 watts que permite até três horas de autonomia e vem com Dolby Audio, Google TV e certificação Netflix. O preço é de €799 euros e vai disponível no mercado a 5 de Setembro nos Estados Unidos, Europa e Japão, mas a data da chegada a Portugal não foi revelada.
TV para todos os gostos
A TCL revelou ainda televisões e monitores para gaming Mini LED e duas barras de som. Em destaque esteve o motor de qualidade de imagem TSR AiPQ, que utiliza IA para ajustar automaticamente o contraste, a cor e a nitidez com base no conteúdo e nas condições de luz do ambiente, e que trabalha em conjunto com o sistema de retroiluminação Mini LED da TCL. Esta combinação deu origem ao novo painel CrystGlow WHVA, «que oferece maior contraste e ângulos de visão mais amplos, assegurando cores vivas e detalhes nítidos».
TSR AiPQ A nova TCL 115X955 Max é «a maior televisão QD-Mini LED do mundo», de acordo com a marca, com mais de 20 mil zonas de local dimming e tecnologia QLED Pro, o que garante pretos profundos, brilhos precisos e cores vibrantes mesmo em salas muito iluminadas. Já TCL X11K de 98” inclui retroiluminação Mini LED com mais de 14 mil zonas de local dimming e 6500 nits de brilho máximo, e a X11H QD-Mini LED (versões de 85” e 98”), oferece uma luminosidade constante e cor precisa, mesmo em espaços naturalmente iluminados. Ambas as séries têm som envolvente graças a uma parceria com a Bang & Olufsen.
Adaptadas ao gaming
Nos modelos mais acessíveis, a C9K inclui «um vasto número de zonas de local dimming para um escurecimento local preciso, tecnologia QD-Mini LED, suporte para Dolby Vision e HDR10+, e optimização de imagem por AI Picture Pro; a C8K, foi concebida para quem também é fã de gaming já que conta com uma taxa de actualização 144Hz, VRR e o modo Game Master, que integra uma barra dedicada para ajustar as definições durante as sessões de jogos, para o máximo desempenho. Já a série a C7K também aposta no gaming como ponto forte com 144Hz de taxa de actualização nativos e tecnologia Motion Clarity. Preparada para lidar com múltiplos formatos de imagem em HDR, conta ainda com o modo Game Master para garantir uma transição suave entre as sessões de gaming e a visualização de conteúdo tradicional. Por último, a gama C6K, que traz a tecnologia Mini LED «a um preço acessível» e suporta a norma Dolby Vision, Dolby Atmos e traz Google TV da TCL.
Gaming ou trabalho
O TCL 57R94 é um monitor Dual 4K ultra panorâmico 32:9, que foi concebido para jogos de alto desempenho e multitarefa, e que reúne a tecnologia QD-Mini LED e um design curvo para uma maior imersão. A taxa de actualização de 165Hz, o filtro de luz azul reduzida e a certificação TÜV tornam-no numa opção tanto para trabalho como lazer. Já o TCL 34R83Q QD-Mini LED tem amplo ecrã curvo 21:9, que a marca diz ser «ideal para designers, criadores de conteúdo e streamers» e o compacto TCL 27R83U oferece uma imagem nítida em 4K e latência ultrabaixa que o tornam numa boa opção para criação de conteúdo ou jogos em alta resolução.
TCL 57R94 Por último, a barra de som sem fios TCL Z100 com tecnologia Wireless Free Sound que permite total flexibilidade na colocação, e a Q65H que «leva o áudio cinematográfico até às salas de estar, com uma instalação mínima». Esta soundbar tem uma estrutura acústica RAY·DANZ da TCL, Dolby Atmos, até 420W de potência máxima, subwoofer sem fios e sincronização Tutti Choral para um emparelhamento perfeito com televisores TCL.
Leia também
- Resident Evil Survival Unit ultrapassa 1 milhão de downloads

Novo jogo mobile de estratégia da Capcom supera 1 milhão de downloads poucos dias após o lançamento, liderando rankings internacionais em iOS e Android.
💬 0 - Resident Evil: Survival Unit já está disponível para Android e iOS no Brasil

Novo jogo de estratégia da Capcom chega oficialmente ao Brasil para Android e iOS, trazendo campanha inédita, personagens clássicos e trailer revelado durante o lançamento global.
💬 0 - O que são plataformas de jogos? Conheça as principais lojas de videogames

Atualmente, cópias digitais de jogos são distribuídas via plataformas de gamesPlataformas de jogos ou gaming platforms são ambientes digitais usados para a distribuição e gestão de games. Em outras palavras, trata-se de um hub que reúne catálogos de jogos à venda, biblioteca de títulos adquiridos, conexões, e serviços…
💬 0