
Motorola Razr 60 Ultra
Publicado em 7 de setembro de 2025 às 12:20
2 min de leituraFonte: PCGuia (PT-PT)
O mercado dos smartphones dobráveis em concha continua em modo ‘trio’, por cá: Xiaomi, Samsung e Motorola são as marcas que têm modelos com este conceito à venda (de forma directa) em Portugal. Enquanto não vemos o que vale o Z Flip7 (só saiu no final de Julho), o Razr 60 Ultra acaba por ser mesmo o melhor telemóvel deste género que podemos comprar: bateu, sem margem para dúvidas, o Flip6 e o mais recente Mix Flip. A culpa pelos grandes resultados conseguidos nos benchmarks de desempenho tem um culpado evidente: a Motorola escolheu um processador Snapdragon 8 Elite (3 nm) para dar vida a este dobrável e ainda lhe juntou 16 GB de memória.
Os resultados que conseguimos ombreiam, por exemplo, com o Samsung S25 Ultra, lançado já este ano. Todo este poder, a que se juntam fortes actualizações relativamente ao Razr 50 Ultra, nomeadamente no que respeita aos ecrãs (maior resolução e mais brilho), à memória (de 12 para 16 GB) e à bateria (de 4000 para 4700 mAh), acabam, claro, por ter um reflexo também bastante acentuado no preço: de 999,90 passa a 1299,90 euros, um acréscimo de trezentos euros, que também o torna cinquenta euros mais caro que o Z Flip7, uma decisão que pode criar um grande problema à marca.
Há ainda dois pormenores que não percebemos muito bem: primeiro, a Motorola substituiu uma das câmaras traseiras. Assim, enquanto o 50 Ultra tinha um sensor telefoto, o 60 tem um ultra-grande angular para juntar à grande angular. Isto significa que qualquer zoom que façamos terá de ser digital. Segundo, as “tampas” destes modelos têm uma de duas texturas, puramente cosméticas, que nada acrescentam ao apelo que este dobrável possa ter. Inclusive, uma delas, em veludo, vai acabar por se deteriorar rapidamente, além de ser propensa a pó e manchas. Podemos contornar isto ao usar a capa que a Motorola inclui na caixa, mas se tapamos esta marca de design, de que pode servir este elemento diferenciador? Pois…
Distribuidor: Lenovo
Preço: €1299,90
Benchmarks
• AnTuTu: 2 031 189
• 3D Mark Wild Life: 22 594
• GeekBench 6 Single CPU: 2874
• GeekBench 6 Multi CPU: 8740
• GeekBench 6 OpenCL: 18 744
• PCMark 3.0 Work: 17 293
• PCMark 3.0 Battery: 910 minutos
Ficha Técnica
Processador: Snapdragon 8 Elite (3 nm)
Leia também
- Os 5 tablets mais vendidos da Amazon atualmente

Se você está pensando em investir em um tablet, seja para estudar, trabalhar, assistir séries ou simplesmente navegar na internet com mais conforto, então vale a pena dar uma olhada nos modelos que mais fazem sucesso.
💬 0 - Google muda exibição de anúncios na busca

Google testa novo modelo de exibição de anúnciosResumo
💬 0 - Motorola Edge 60 Neo passa pela Anatel e já pode ser vendido no Brasil

Motorola Edge 60 Neo já pode ser vendido no BrasilResumo
💬 0