Pular para o conteúdo
MSI apresenta fontes MPG Ai1300TS e Ai1600TS PCIe 5 com proteção instantânea inédita para GPUs
Computação
msi
apresenta
fontes
mpg
ai1300ts
ai1600ts

MSI apresenta fontes MPG Ai1300TS e Ai1600TS PCIe 5 com proteção instantânea inédita para GPUs

Publicado em 1 de janeiro de 2026 às 20:12

1 min de leitura

A MSI iniciou o ano de 2026 com um teaser que pretende resolver um dos maiores receios dos fanásticos por hardware: a segurança energética das placas de vídeo de alto desempenho.

A empresa revelou preliminarmente a nova linha de fontes MSI MPG Ai1300TS e Ai1600TS, que trazem como destaque uma tecnologia descrita como “proteção proativa e instantânea” para GPUs.

De acordo com as imagens divulgadas, os modelos visam atender o segmento topo de linha, oferecendo potências de 1300W e 1600W.

O foco principal parece ser a mitigação de problemas elétricos que, em gerações passadas, resultaram em conectores derretidos em placas da NVIDIA, principalmente nas séries RTX 4090.

A ideia é acabar com o que a fabricante chama de “problemas invisíveis”.

New Year Alert! 🔔

Invisible problems exist. We’re ending them. A world-first PSU proactive and instant protection is coming.

See it first at CES 2026.#MSIxCES2026

— MSI Gaming (@msigaming) January 1, 2026

Proteção ativa via software

Embora a ficha técnica completa ainda não esteja disponível, as imagens sugerem que as novas unidades de alimentação possuem um conector USB dedicado no chassi.

Isso indica que a comunicação entre a fonte e o sistema operacional será direta, permitindo monitoramento em tempo real via software, provavelmente através do MSI Center.

Divulgação/MSI

Essa conexão pode ser a chave para o recurso de segurança “instantâneo”

O sistema deve atuar monitorando oscilações ou anomalias na entrega de energia pelo cabo 12V-2×6 (sucessor do 12VHPWR). Caso detecte qualquer instabilidade que possa causar superaquecimento ou danos físicos ao conector da placa de vídeo, a fonte poderia cortar a energia ou ajustar os parâmetros de tensão elétrica antes que o dano ocorra.

Fonte: Adrenaline

Leia também