Pular para o conteúdo
Mudança silenciosa na Amazon gera revolta entre clientes brasileiros
Computação
mudança
silenciosa
amazon
gera
revolta
entre

Mudança silenciosa na Amazon gera revolta entre clientes brasileiros

Publicado em 1 de outubro de 2025 às 15:57

2 min de leitura

Echo Show 8 exibe publicidade do Galaxy Tab S11Resumo

• O Echo Show 8 da Amazon passou a exibir publicidade sem possibilidade de desativação, gerando insatisfação entre os usuários.

• A exibição de anúncios inclui produtos variados, levantando questionamentos sobre segmentação em dispositivos compartilhados.

• A Amazon ainda não se posicionou oficialmente, e usuários buscam alternativas como denunciar produtos ou desligar o aparelho.

Os donos de dispositivos Alexa com tela, como o Echo Show de 8 polegadas, estão furiosos com a Amazon. O motivo? O dispositivo passou a exibir publicidade e não há nenhuma maneira de desativar isso.

Essa situação ocorre pelo menos desde agosto, segundo monitoramento do Tecnoblog. Ela piorou nos últimos 15 dias, com mais relatos de clientes que se queixam da novidade.

Toda sorte de produtos aparece na publicidade do Echo Show 8: tem desde multivitamínicos da marca Centrum até o novo tablet da Samsung.

Não se sabe de que forma a Amazon escolhe quais produtos vão aparecer no espaço. Presume-se que seja a partir dos dados sobre o consumidor. No entanto, isso abre margem para que, numa casa com Echo Show compartilhado, uma pessoa veja a divulgação de um produto direcionado a outra.

A Amazon prometeu responder ao nosso contato. Este texto será atualizado quando a companhia se posicionar.

Nos nossos testes, não foi possível desativar a funcionalidade. Alguns leitores do Tecnoblog disseram que dá para “denunciar” o produto, porém ele volta a aparecer no dia seguinte.

O negócio de publicidade digital ganhou importância para a Amazon nos últimos anos. A empresa já fatura US$ 15,7 bilhões por trimestre (cerca de R$ 83,5 bilhões) com essa tecnologia. Alguns lojistas, aliás, se dizem reféns das publicidades dentro do ecossistema Amazon para destravar as vendas.

Já o caso do Echo Show abre margem para a discussão sobre o limite da publicidade em produtos que foram comercializados originalmente sem esse atributo, que incomoda muitas pessoas. O sistema original do Echo Show vendido no Brasil não tinha espaço nenhum para propaganda.

Fonte: Tecnoblog

Leia também