
Nintendo aumenta preços para “proteger a indústria”, afirma ex-dev da Capcom
Publicado em 15 de setembro de 2025 às 16:28
2 min de leituraEnquanto é difícil encontrar algum consumidor que fique feliz por ver preços de jogos aumentando, um ex-desenvolvedor da Capcom afirma que isso é necessário para proteger a indústria. Segundo o compositor Masakazu Sugimori, a Nintendo é um exemplo de empresa que toma medidas difíceis nesse sentido para preservar os consumidores.
Em uma mensagem publicada no X, Sugimori afirmou que a fabricante do Switch 2 na verdade deveria ser respeitada por cobrar US$ 80 em alguns jogos. Segundo ele, isso faz com que ela assuma a liderança de um movimento que não podia ser tomado por outros estúdios com tamanho menor.
今のお話の流れで一つ追記。 海外でよくある主張で唯一正当性のありそうな、 「買った物が将来サ終で遊べなくなるのはおかしい」 についてです。
これは僕も1人のプレイヤーとして理解は出来ますし、 同じ想いを抱く事はあります。 けどね……。 デジタル以外の物品って永遠に使えますか?…
— 杉森 雅和 (Masakazu Sugimori) (@m_sugimori) September 9, 2025
O ex-desenvolvedor da Capcom também defendeu a decisão da Nintendo de adotar o formato de cartuchos Game-Key. Ele afirma que, embora haja o risco de os consumidores perderem seus jogos quando servidores forem desligados, a mídia digital tem uma sobrevida muito maior do que mídias físicas.
Compositor defende medidas polêmicas da Nintendo
Sugimori também afirma que os cartões Game-Key trazem outra vantagem para desenvolvedoras. Ao servir somente como uma chave de ativação para cópias digitais, eles impedem que empresas invistam muito em mídias de armazenamento que correm o risco de ficarem esquecidas em algum estoque.
Foto: Divulgação/Nintendo
Para completar, o compositor também afirmou acreditar que a decisão da Nintendo de cortar serviços online em consoles antigos é uma boa ideia. Com isso, a fabricante deixa claro que uma geração realmente chegou ao final e, assim, desenvolvedores podem passar a se dedicar a hardwares mais recentes.
Para Sugimoto, a decisão também traz vantagens para estúdios de desenvolvimento e cria novas oportunidades. Como muitas vezes um jogo precisa ser relançado em consoles mais recentes para ter serviços online funcionais, a decisão de encerrar serviços antigos “cria o trabalho da adaptação”.
Foto: Divulgação/Nintendo
Embora reconheça que é um tanto idealista em suas visões, o compositor acredita que a Nintendo é uma força positiva para a indústria. Durante seu tempo na Capcom, o desenvolvedor trabalhou com games como Breath of Fire IV e Viewtifull Joe, antes de compor as trilhas de Ghost Trick: Phantom Detective e Professor Layton vs. Ace Attorney.
Conteúdo Relacionado
Fonte: Adrenaline
Leia também
- Elden Ring Tarnished Edition para Nintendo Switch 2 é adiado para 2026

Algo que muitos já esperavam de fato foi concretizado: Elden Ring Tarnished Edition para Nintendo Switch 2 é adiado para 2026!
💬 0 - Nintendo Switch 2 domina vendas nos EUA, sendo o console mais vendido de 2025

O Nintendo Switch 2 conquistou a liderança do mercado norte-americano em setembro, superando seus principais concorrentes tanto em unidades vendidas quanto em receita gerada. De acordo com os mais recentes dados do analista Matt Piscatella, o console da Nintendo não apenas dominou o mês passado, mas também já se torno…
💬 0 - Assista: Esse comercial dos anos 90 da Nintendo misturou Zelda, rap japonês e dança estilo Thriller

Se você acha que os comerciais de jogos hoje são genéricos demais, focados apenas em gameplay e cinemáticas seguras, prepare-se para conhecer o que a Nintendo considerava “marketing eficaz” em 1991. Um comercial de TV japonês de The Legend of Zelda: A Link to the Past se tornou um dos exemplos mais emblemáticos de com…
💬 0