
Nintendo estaria restringindo devkits do Switch 2 para estúdios de jogos free-to-play
Publicado em 13 de setembro de 2025 às 08:27
1 min de leituraA Nintendo está adotando uma estratégia restritiva para a distribuição de kits de desenvolvimento do Nintendo Switch 2, limitando deliberadamente o acesso para estúdios que trabalham com jogos gratuitos. A informação foi revelada por um desenvolvedor da Strikerz Inc, estúdio responsável pelo simulador de futebol UFL, durante uma apresentação fechada do jogo.
Segundo Nashilov, representante da Strikerz, diversos estúdios de free-to-play ao redor do mundo estão enfrentando a mesma dificuldade para obter acesso aos devkits do novo console. O estúdio teria feito sua solicitação em março de 2025, aproximadamente dois meses após o anúncio oficial do Nintendo Switch 2.
“A versão para Nintendo Switch 2 não está em desenvolvimento ainda, mas estará no futuro. No momento, a Nintendo não está enviando kits de desenvolvimento para criadores de jogos free-to-play. Isso está acontecendo globalmente e estamos incluídos nessa situação. Assim que tivermos acesso ao novo hardware e começarmos a trabalhar com ele, muito provavelmente desenvolveremos uma versão para o Switch 2”, explicou Nashilov.
Estúdios de jogos como o UFL têm enfrentado restrições da Nintendo para acessar devkits do Switch 2. A revelação não chega a surpreender o mercado. Diversos estúdios third-party presentes na Gamescom 2025 confirmaram que também não conseguiram obter os devkits para o novo console da Nintendo. A Digital Extremes, de Warframe, só recentemente conseguiu um devkit para o jogo.
A empresa japonesa tem orientado muitos desenvolvedores a criarem seus jogos para o Switch original, para aproveitarem a retrocompatibilidade do Nintendo Switch 2.
Fonte: GameVicio
Leia também
- Nintendo Direct é anunciado para 12 de setembro
Para os jogadores sedentos por novidades sobre os futuros títulos de Switch 2, a Nintendo parece que está pronta para revelar mais do que os aguarda, com uma edição inédita do Nintendo Direct já estando a caminho.
💬 0 - Modder do Switch é condenado a pagar US$ 2 milhões para a Nintendo
Um modder norte-americano foi condenado a pagar US$ 2 milhões à Nintendo após comercializar consoles Switch modificados e dispositivos que permitiam a pirataria. O caso envolve Ryan Daly, fundador da Modded Hardware, que chegou a se defender sem advogado e ignorou notificações prévias da gigante japonesa.
💬 0 - Nintendo: jogos para Switch com até 90% OFF na eShop
Parece que tem mais jogos da Nintendo vindo aí em português! A Big N anunciou uma vaga de emprego na área de localização para o nosso idioma, então pode ser que vejamos mais conteúdo da produtora em PT-BR. Falando em games, se liga porque temos mais uma vez um listão com vários jogos para Switch em promoção na eShop,…
💬 0