Pular para o conteúdo
Nintendo intensifica guerra contra emulação e mira nos novos emuladores de Switch
Games
nintendo
intensifica
guerra
contra
emulação
mira

Nintendo intensifica guerra contra emulação e mira nos novos emuladores de Switch

Publicado em 14 de fevereiro de 2026 às 20:29

1 min de leitura

A Nintendo iniciou uma nova ofensiva legal contra emuladores de Switch, enviando notificações de remoção baseadas no DMCA para diversos projetos. Os desenvolvedores do emulador Eden confirmaram publicamente o recebimento do aviso — e não foram os únicos: Citron, Kenji-NX e MeloNx também foram atingidos.

Não é a primeira vez que a empresa toma medidas desse tipo. Em março de 2024, a Nintendo derrubou o Yuzu, então o emulador de Switch mais popular. Meses depois, em outubro de 2024, a companhia também tentou remover o Ryujinx. Desde então, porém, vários outros emuladores surgiram a partir desses projetos — até agora ignorados pela empresa.

Atualmente, Citron e Eden são considerados os emuladores de Switch mais populares para PC, enquanto Kenji-NX e MeloNx se destacam no mobile. A nova ação da Nintendo parece mirar justamente todos esses principais nomes restantes. Até o momento, os repositórios dos emuladores continuam online, mas não há garantia de que permanecerão disponíveis nas próximas semanas ou meses.

Analistas acreditam que o objetivo da Nintendo pode não ser apenas combater a emulação do Switch original. Ao remover projetos existentes, a empresa também atrasa possíveis evoluções tecnológicas baseadas neles — o que poderia retardar o desenvolvimento de emuladores para o Switch 2.

Fonte: GameVicio

Leia também