
Nintendo recebe direitos sobre patente que pode mudar o gênero RPG
Publicado em 11 de setembro de 2025 às 10:33
2 min de leituraFonte: Adrenaline
Na semana passada, o Escritório de Patentes dos Estados Unidos (USPTO) concedeu à Nintendo um registro que tem o potencial de mudar muitos RPGs e outros jogos eletrônicos. Segundo o documento, a companhia é a dona da ideia de invocar um companheiro para lutar por você dentro de um game eletrônico.
O registro afirma que a empresa é a criadora do conceito de que, ao invocar um companheiro, ele pode responder a comandos do jogador. Através desses comandos, o companheiro invocado pode batalhar com inimigos. Caso eles não existam, o ser presente em tela pode andar livremente pelos ambientes.
Foto: Reprodução/USPTO
A patente concedida à Nintendo é bastante condizente com as características da série Pokémon, na qual sistemas do tipo são usados. No entanto, ela também pode ser estendida para diversos outros games — incluindo Palworld, contra o qual a companhia japonesa já iniciou um processo.
Patente da Nintendo é uma aberração, afirma advogado
A patente cedida à Nintendo também se encaixa bem em outros jogos da empresa, como aqueles pertencentes à série Pikmin. À PC Gamer, o advogado Kirk Sigmon afirmou que o registro é uma aberração, dada a facilidade com que a empresa o obteve e à sua grande abrangência em potencial.
“Essa parece ser uma situação na qual o USPTO essencialmente desistiu e só permitiu o caso, assumindo que as reinvindicações eram estreitas ou específicas o suficiente para serem novas, sem avaliá-las de forma próxima”, explicou. “Eu discordo fortemente desse resultado: sob meu ponto de vista, essas reinvindicações não deveriam ser permitidas”.
Foto: Divulgação/Nintendo
Sigmon explica que, enquanto a patente obtida pela Nintendo descreve uma ordem bastante específica de eventos, ela não vai ser necessariamente respeitada em tribunais. “Falando de forma pragmática, não é impossível ser processado por quebras de patente mesmo quando um argumento é fraco, e patentes ruins como essa projetam uma grande sombra sobre a indústria”.
À Eurogamer, o advogado Don McGowan, ex-representante da The Pokémon Company, afirmou que a patente deve ser ignorada. Segundo ele, caso a empresa decida processar algum desenvolvedor por violar o registro, vai ser fácil apresentar diversos exemplos que provam que os conceitos descritos são usados há décadas por diversos jogos, e não somente pela série Pokémon.
Ao mesmo site, Richard Hoeg afirmou que o registro pode ser uma tentativa da empresa de intimidar novos concorrentes no segmento de monstros colecionáveis. No entanto, ele afirma acreditar que os representar da companhia sabem que a patente não vai se sustentar em um tribunal e, portanto, ela não deve ser usada para embasar processos futuros.
Fonte: PC Gamer, Eurogamer
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