
Nintendo Switch 2 Game-Key cards trazem uma solução crucial para jogos AAA
Publicado em 25 de setembro de 2025 às 11:00
2 min de leituraOs Nintendo Switch 2 Game-Key cards estão gerando debates intensos entre jogadores e desenvolvedores. Enquanto muitos fãs não estão entusiasmados com este novo formato, Naoki Hamaguchi, diretor de Final Fantasy VII Rebirth, revelou que essas novas mídias físicas representam uma solução crucial para viabilizar grandes jogos no próximo console da Nintendo.
Em entrevista concedida à publicação alemã JP Games, Hamaguchi reconheceu a resistência dos consumidores, mas enfatizou que, da perspectiva dos desenvolvedores, os Game-Key cards do Nintendo Switch 2 resolvem limitações críticas dos cartuchos tradicionais. O principal benefício é a capacidade de superar a restrição de armazenamento de 64GB dos cartuchos convencionais.
O problema mais significativo para as equipes que trabalham em títulos de grande porte não é apenas o espaço, mas principalmente a velocidade de carregamento dos cartuchos, consideravelmente mais lenta que a dos SSDs modernos. Ao utilizar o formato “semi-download” dos Nintendo Switch 2 Game-Key cards, os estúdios conseguem aproveitar a velocidade superior do armazenamento interno do console, viabilizando experiências AAA que, de outra forma, seriam tecnicamente inviáveis na plataforma.
Nintendo Switch 2 Game-Key cards trazem uma solução crucial para jogos AAA 2 Mesmo entendendo a preferência dos jogadores por mídias físicas completas, o diretor de Final Fantasy VII Rebirth expressou esperança de que, com o tempo, os consumidores aceitem este novo formato como parte da cultura de jogos do sistema. Hamaguchi destacou que o uso dos Game-Key cards é opcional para os desenvolvedores, mas representa um caminho para que títulos tecnicamente exigentes cheguem ao console.
Desde sua revelação em abril deste ano, junto com o anúncio oficial do console, os Nintendo Switch 2 Game-Key cards têm gerado controvérsia, especialmente entre colecionadores e entusiastas de jogos físicos. Enquanto alguns desenvolvedores conseguiram otimizar seus jogos para cartuchos convencionais – como a CD Projekt Red fez com Cyberpunk 2077 – outros precisaram recorrer ao novo formato.
Um exemplo notável é o caso de Star Wars Outlaws, que foi lançado em Game-Key card porque os cartuchos do Switch 2 não ofereciam o desempenho necessário para atingir a qualidade visual e técnica almejada pela equipe de desenvolvimento. Este caso ilustra precisamente o tipo de situação onde o novo formato se torna não apenas uma escolha, mas uma necessidade técnica para viabilizar certas experiências.
Você também pode gostar dos artigos abaixo:
Nintendo Switch 2 força uso de Game-Key Cards para superar limitações técnicas
Nintendo Switch 2 surpreende com Star Wars Outlaws em modo docked
Fonte: Hardware.com.br
Leia também
- Nintendo Switch 2 domina vendas nos EUA, sendo o console mais vendido de 2025

O Nintendo Switch 2 conquistou a liderança do mercado norte-americano em setembro, superando seus principais concorrentes tanto em unidades vendidas quanto em receita gerada. De acordo com os mais recentes dados do analista Matt Piscatella, o console da Nintendo não apenas dominou o mês passado, mas também já se torno…
💬 0 - Nintendo quer fabricar 25 milhões de Switch 2 até março de 2026

A Nintendo teria aumentado sua encomenda com fabricantes para produzir o total de 25 milhões de unidades do Switch 2 até o fim do ano, segundo reportagem da Bloomberg. A empresa estaria otimista com o ritmo de vendas do console, esperando que ele continue acelerado na época das férias – período que normalmente impulsi…
💬 0 - Switch 2 pode ter Nintendo DS no futuro, aponta patente

A Nintendo tem expandido os jogos disponíveis na assinatura online, com o GameCube e até mesmo o Virtual Boy para o Switch 2. Entretanto, pode ser que mais uma plataforma retrô chegue ao portátil: o Nintendo DS (ou quem sabe o 3DS). Embora nada esteja certo ainda, uma patente pode ter dado pistas. Venha ver!
💬 0