
Nintendo Switch 2 traz suporte a dois tipos de NVIDIA DLSS, incluindo uma versão ‘light’
Publicado em 3 de outubro de 2025 às 14:20
2 min de leituraO Nintendo Switch 2 utiliza dois tipos diferentes de tecnologia NVIDIA DLSS, incluindo uma versão mais leve do upscaler, confirmou o Digital Foundry em uma análise técnica divulgada hoje. A implementação dessa tecnologia no novo console da Nintendo representa um avanço significativo, sendo o primeiro dispositivo portátil a contar com esta solução de upscaling.
De acordo com a análise conduzida por Alex Battaglia, o primeiro tipo de DLSS presente no Nintendo Switch 2 é similar ao modelo CNN disponível para PC, oferecendo qualidade de imagem superior e melhor tratamento de anti-aliasing durante movimentos e cortes de câmera. Esta versão é utilizada exclusivamente em jogos que fazem upscale para resolução de 1080p.
Já o segundo tipo, apelidado de versão “light”, apresenta uma imagem mais nítida em cenas estáticas, mas aparentemente se desativa durante movimentos e cortes de câmera, exibindo pixels brutos nas áreas que entram ou saem do campo de visão. Esta versão é implementada em títulos que elevam a resolução para além de 1080p, uma escolha compreensível devido ao menor impacto no desempenho do hardware.
Para fundamentar estas descobertas, Battaglia consultou um respeitado desenvolvedor de jogos, que confirmou a existência dessas duas variantes do DLSS no sistema, incluindo múltiplos presets. A versão “light” é mais recente e requer apenas metade do tempo de processamento do modelo CNN completo, tornando-a uma alternativa viável para upscaling acima de 1080p, apesar de sua limitação no tratamento de movimento.
O Digital Foundry analisou diversos títulos já confirmados para o Nintendo Switch 2 que utilizam a tecnologia DLSS, como Cyberpunk 2077, Street Fighter 6, Hogwarts Legacy, Star Wars Outlaws, The Touryst e Fast Fusion. A implementação varia de acordo com as necessidades de cada jogo e suas resoluções-alvo.
Até o momento, apenas jogos de terceiros estão aproveitando esta tecnologia. Resta saber como os futuros jogos exclusivos da empresa explorarão o potencial do DLSS para impulsionar o desempenho visual do console além das expectativas iniciais.
Fonte: GameVicio
Leia também
- Nintendo Switch 2 domina vendas nos EUA, sendo o console mais vendido de 2025

O Nintendo Switch 2 conquistou a liderança do mercado norte-americano em setembro, superando seus principais concorrentes tanto em unidades vendidas quanto em receita gerada. De acordo com os mais recentes dados do analista Matt Piscatella, o console da Nintendo não apenas dominou o mês passado, mas também já se torno…
💬 0 - Nintendo quer fabricar 25 milhões de Switch 2 até março de 2026

A Nintendo teria aumentado sua encomenda com fabricantes para produzir o total de 25 milhões de unidades do Switch 2 até o fim do ano, segundo reportagem da Bloomberg. A empresa estaria otimista com o ritmo de vendas do console, esperando que ele continue acelerado na época das férias – período que normalmente impulsi…
💬 0 - Switch 2 pode ter Nintendo DS no futuro, aponta patente

A Nintendo tem expandido os jogos disponíveis na assinatura online, com o GameCube e até mesmo o Virtual Boy para o Switch 2. Entretanto, pode ser que mais uma plataforma retrô chegue ao portátil: o Nintendo DS (ou quem sabe o 3DS). Embora nada esteja certo ainda, uma patente pode ter dado pistas. Venha ver!
💬 0