
O que é o protocolo MQTT? Saiba como funciona o padrão de comunicação usado em IoT
Publicado em 10 de outubro de 2025 às 18:26
2 min de leituraDescubra a importância do MQTT para as aplicações e dispositivos da Internet das CoisasO protocolo MQTT é um padrão de mensagens leve, ideal para ambientes de rede com restrições de largura de banda e alta latência. Sua arquitetura é eficiente e de baixa sobrecarga, o que o torna ideal para dispositivos com recursos limitados.
Sua principal utilidade é facilitar a comunicação para a Internet das Coisas (IoT), permitindo que dispositivos com hardware limitado troquem dados de forma confiável. Ele usa um modelo de publicação/assinatura onde um broker central (servidor) gerencia o fluxo assíncrono de mensagens entre os clientes.
No dia a dia, o protocolo MQTT está por trás de muitas inovações de IoT, como casas inteligentes, rastreamento de veículos e até mesmo em alguns aplicativos de mensagens. Ele garante a troca de informações rápida e segura com o consumo mínimo de energia.
Conheça mais sobre o conceito do protocolo MQTT, seu funcionamento e principais características. Também saiba as vantagens do protocolo usado em gadgets de IoT.
• O que é o protocolo MQTT? • Para que serve o protocolo MQTT? • Como funciona o protocolo MQTT?• Quais são as características do protocolo MQTT? • Quais são os exemplos de uso do protocolo MQTT?
• Quais são as vantagens do protocolo MQTT? • Quais são as desvantagens do protocolo MQTT? • Qual é a diferença entre os protocolos MQTT e HTTP? • Qual é a diferença entre os protocolos MQTT e Thread?
O que é o protocolo MQTT?
O MQTT (Message Queuing Telemetry Transport) é um protocolo de mensagens leve baseado no modelo de publicação/assinatura. Ele é projetado para a troca eficiente de dados em redes com largura de banda limitada e para dispositivos da Internet das Coisas (IoT) com hardware restrito.
Para que serve o protocolo MQTT?
O protocolo MQTT foi projetado para ser eficiente em redes restritas, de baixa largura de banda ou alta latência. Sua principal função é permitir a comunicação confiável de dados de dispositivos com recursos limitados, como sensores e aparelhos de IoT.
Ele serve como padrão para a comunicação “Máquina a Máquina” (M2M), viabilizando o monitoramento e controle remoto em tempo real por meio do modelo publicação/assinatura. Nele, dispositivos publicam dados em “tópicos” e outros que “assinam” esses tópicos recebem a informação instantaneamente para processamento ou atuação.
O MQTT permite a comunicação entre dispositivos de uma casa conectadaComo funciona o protocolo MQTT?
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- NFC ganha atualização que quadruplica o alcance dos dispositivos

NFC vai permitir pagamentos sem contato com distâncias maioresResumo
💬 0 - O que são ferramentas de edição? Veja exemplos pra editar imagens, vídeos e áudios

Aplicativo móvel do CapCut consegue transformar vídeos e fotosAs ferramentas de edição são programas voltados para a manipulação de arquivos digitais, como imagens, documentos, vídeos e gravações de áudio.
💬 0 - Empresa israelense afirma que seu acelerador de IA supera as GPUs atuais da NVIDIA

A startup israelense NextSilicon acaba de tirar o véu de seu acelerador Maverick-2, um chip proprietário que, segundo a empresa, supera os GPUs mais recentes da NVIDIA em diversos benchmarks críticos. Fundada em 2017, a companhia aposta em uma arquitetura radicalmente diferente do padrão da indústria — e os primeiros…
💬 0