Pular para o conteúdo
O que é Trust Platform Module (TPM)? Entenda a função do módulo obrigatório no Windows 11
Computação
que
trust
platform
module
tpm
entenda

O que é Trust Platform Module (TPM)? Entenda a função do módulo obrigatório no Windows 11

Publicado em 10 de setembro de 2025 às 12:17

2 min de leitura

Fonte: Tecnoblog

Entenda o que é o TPM e por que ele é exigido no Windows 11 (imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

Trusted Platform Module (TPM) é um chip de segurança que armazena chaves criptográficas para autenticar e proteger o hardware do computador. Ele é projetado para resistir a adulterações e isolar as chaves de segurança do restante do sistema.

O TPM cria um ambiente seguro para operações críticas, como verificação de integridade do sistema operacional. Ele funciona criando e gerenciando chaves criptográficas usadas para autenticar o hardware e garantir que o sistema não foi modificado por softwares maliciosos.

Apesar de não ser um requisito para outros sistemas operacionais, o TPM 2.0 é essencial para a instalação do Windows 11. Ele é um requisito de segurança para garantir a integridade e proteção do sistema operacional da Microsoft contra ameaças cibernéticas.

A seguir, entenda melhor as funcionalidades do TPM, onde ele fica localizado e suas vantagens.

Índice

• O que é Trusted Platform Module? • Para que serve o Trusted Platform Module? • Como funciona o TPM?• Onde fica localizado o TPM?

• Preciso ter TPM no meu PC ou notebook?• Por que o TPM 2.0 é obrigatório no Windows 11?

• Como saber se meu computador tem TPM • Como ativar o Trusted Platform Module (TPM) • Quais são as vantagens do TPM? • Quais são as desvantagens do TPM? • Qual é a diferença entre TPM físico, PPT e fTPM?

O que é Trusted Platform Module?

Trusted Platform Module (TPM) é um chip de segurança especializado, também conhecido como criptoprocessador. Em tradução direta, o termo significa “Módulo de Plataforma Confiável”, pois ele foi projetado para armazenar com segurança informações confidenciais, como senhas, certificados digitais e chaves de criptografia.

O TPM cria uma barreira de segurança, protegendo os dados críticos do PC contra ataques externos baseados em software. Ele também atua como uma âncora de segurança para a plataforma, garantindo a integridade do sistema.

Para que serve o Trusted Platform Module?

O TPM serve como um “cofre criptografado” no computador, armazenando de forma segura informações essenciais, como chaves de criptografia e credenciais. Assim, ele ajuda a defender a máquina contra ameaças externas e acessos não autorizados.

Outra função do TPM é garantir a integridade do PC, verificando se o processo de inicialização e os dados do sistema não foram alterados por malwares. Além disso, o chip habilita recursos de segurança que garantem que somente usuários autorizados acessem as informações e o sistema operacional.

Leia também