
O que é VRAM? Entenda o papel da memória de placas de vídeo dedicadas
Publicado em 4 de setembro de 2025 às 11:00
2 min de leituraFonte: Tecnoblog
VRAM tem papel fundamental para o funcionamento da placa de vídeo (Imagem: Divulgação/AMD)
VRAM ou Memória de Acesso Aleatório de Vídeo é um tipo de memória voltado para o armazenamento rápido de dados gráficos. A memória de vídeo está presente em placas de vídeo dedicadas, encontradas em computadores e notebooks.
Em placas de vídeo dedicadas, a VRAM salva informações de vídeo (como texturas e modelos 3D), e acelera o processamento de dados gráficos pela GPU. Já GPUs dedicadas não possuem VRAM, e compartilham a RAM do sistema para alocar os dados de vídeo.
A memória de vídeo tem papel importante para um carregamento rápido de vídeo e reproduções fluidas, principalmente envolvendo jogos e renderizações 3D.
A seguir, entenda o que é e para que serva a VRAM, e veja quanto de memória de vídeo precisa para determinadas tarefas.
Índice
• O que é VRAM?• O que significa VRAM?
• Qual é a função da VRAM? • Como funciona a memória de vídeo • Como saber quanto minha placa de vídeo tem de VRAM• GPU integrada tem memória de vídeo? • Posso aumentar a VRAM da minha placa de vídeo?
• Quanto de memória gráfica minha placa de vídeo precisa ter? • Qual é a importância da VRAM? • Qual é a diferença entre VRAM e RAM?
O que é VRAM?
VRAM consiste na memória volátil exclusiva de placas de vídeo dedicadas, encontradas em computadores e notebooks. Trata-se de um tipo de memória similar à RAM, mas voltada para o armazenamento (de alta velocidade) de dados gráficos de saída.
O que significa VRAM?
VRAM é a abreviação de “Video Random Access Memory”, cujo termo significa “Memória de Acesso Aleatório de Vídeo” em tradução livre. A expressão ilustra o tipo de armazenamento usado para alocar dados de curto prazo, com o objetivo de agilizar o acesso às informações.
Qual é a função da VRAM?
A VRAM tem o papel de armazenar dados de vídeo (como texturas, imagens, shaders e modelos 3D) para um processamento gráfico mais rápido pela GPU. Por conta disso, a VRAM evita que a GPU tenha que buscar dados da memória RAM ou do armazenamento do dispositivo, que são processos mais lentos.
Leia também
- Atualização da Steam traz monitor de temperatura da CPU, mas exige acesso ao kernel

A Valve acaba de implementar uma significativa atualização para o cliente da Steam, com destaque para o novo recurso de monitoramento de temperatura da CPU. A novidade, disponibilizada na segunda-feira (9), permite que os usuários acompanhem em tempo real o aquecimento do processador, mas com um detalhe importante: a…
💬 0 - Galaxy Tab S10 FE atinge menor preço histórico e redefine custo-benefício

O Galaxy Tab S10 FE acaba de atingir seu menor preço histórico no mercado brasileiro, sendo comercializado por R$ 2.519 com cupom de desconto na Amazon. Este valor coloca o dispositivo intermediário premium da Samsung em uma posição extremamente competitiva, rivalizando diretamente com modelos básicos e sendo uma das…
💬 0 - Robbyant R1 desafia Tesla: o robô chinês que cozinha e promete mais

O Robbyant R1, primeiro robô humanóide desenvolvido pelo gigante tecnológico chinês Ant Group, está desafiando competidores como a Tesla ao demonstrar suas habilidades culinárias e prometendo revolucionar diversas áreas do cotidiano. A empresa, braço do conglomerado de Jack Ma e responsável pela plataforma de pagament…
💬 0