
O Verão do paradoxo digital na Europa
Publicado em 5 de outubro de 2025 às 07:00
1 min de leituraAssistimos a um Verão de decisões contraditórias na União Europeia que nos deixa numa encruzilhada digital.
Por um lado, uma boa notícia: a 2 de Agosto, entraram em vigor as primeiras regras do Regulamento da Inteligência Artificial. É um passo de gigante para proteger os direitos de autor, obrigando as empresas de IA a serem transparentes sobre os dados que usam para treinar os seus modelos. A ideia é dar aos criadores uma forma de dizer ‘não’ à utilização das suas obras, mas a sua eficácia depende de uma fiscalização que tarda em chegar. A medida arrisca-se a ser um tigre de papel, pois países-chave como a Alemanha e a França ainda nem nomearam as entidades fiscalizadoras.
Por outro lado, em total contradição, a UE volta a discutir a infame proposta ‘Chat Control’, que visa fragilizar a criptografia, um pilar da nossa privacidade. Querem criar “portas traseiras” (backdoors) e uma vigilância em massa das comunicações privadas. Isto não só destrói a privacidade individual, mas também compromete a segurança de todos, desde as conversas pessoais à segurança bancária, abrindo a porta a abusos por criminosos e estados autoritários, como alertam repetidamente os especialistas. Visitem chatcontrol.eu para saberem mais sobre o assunto.
Vivemos, portanto, um perigoso paradoxo: a mesma UE que se posiciona como líder mundial na regulação ética da IA para proteger os nossos direitos é a que pondera destruir a privacidade em nome da segurança. As decisões tomadas agora vão definir o nosso futuro digital.
Fonte: PCGuia (PT-PT)
Leia também
- Os 5 tablets mais vendidos da Amazon atualmente

Se você está pensando em investir em um tablet, seja para estudar, trabalhar, assistir séries ou simplesmente navegar na internet com mais conforto, então vale a pena dar uma olhada nos modelos que mais fazem sucesso.
💬 0 - Google muda exibição de anúncios na busca

Google testa novo modelo de exibição de anúnciosResumo
💬 0 - Helsing revela Europa CA-1, primeiro drone de combate autônomo europeu com IA avançada

A Alemanha acaba de mostrar que não pretende ficar para trás na corrida tecnológica militar. A Helsing, empresa germânica especializada em inteligência artificial para defesa, desenvolveu o CA-1 Europa — um drone de combate totalmente autônomo que promete redefinir o conceito de superioridade aérea no continente.
💬 0