
Os 10 maiores vilões dos Lanternas Verdes
Publicado em 14 de fevereiro de 2026 às 13:04
4 min de leituraA Tropa dos Lanternas Verdes é a primeira e última linha de defesa do universo DC, mas patrulhar 3.600 setores exige enfrentar ameaças que desafiam a própria compreensão da realidade. De traidores lendários a entidades que personificam o fim de todas as coisas, os inimigos dos Gladiadores Esmeralda estão entre os mais poderosos da DC.
Neste artigo, listo os 10 maiores vilões dos Lanternas Verdes. Confira:
Antes do anel e da luz esmeralda, os Guardiões do Universo criaram os Caçadores Cósmicos. Esses robôs deveriam trazer ordem para o cosmos, mas sua lógica evoluiu para uma conclusão sombria: "Nenhum crime ocorre se não houver vida". Após tentarem exterminar setores inteiros, eles foram substituídos pela Tropa, tornando-se desde então seus inimigos mecânicos mais persistentes, agindo como uma seita que busca a destruição de seus criadores. Eles são quase indestrutíveis e representam o perigo da ordem sem empatia.
Vindo de um universo que existiu antes do nosso, Relíquia é um gigante que traz um aviso sombrio: o uso das luzes do Espectro Emocional está esgotando o reservatório de energia do cosmos. Para ele, os Lanternas são "usuários de luz" que estão acelerando a morte do universo. Com tecnologia capaz de drenar anéis, ele não é apenas um vilão, mas uma força da natureza tentando salvar o que resta da existência.
Um gênio com uma cabeça massivamente evoluída e poderes telepáticos e telecinéticos vastos, Hammond é movido por uma obsessão doentia por Hal Jordan e pelo desejo de possuir tudo o que o herói tem. Sua aparência grotesca e sua mente perversa o tornam um vilão recorrente e perturbador.
Um ex-Guardião do Universo cuja curiosidade proibida mudou a história para sempre. Ao tentar observar o momento da criação, Krona liberou o mal no multiverso. Banido por seus iguais, ele retornou diversas vezes, possuindo um conhecimento cósmico que o coloca acima de quase qualquer ameaça física, sendo o responsável indireto por quase todas as crises que os Lanternas já enfrentaram.
O destruidor de universos e o grande antagonista de Crise nas Infinitas Terras. Embora sua escala seja multiversal, ele tem uma ligação profunda com a mitologia dos Lanternas, tendo servido como o Guardião da Tropa Sinestro. Sua mera presença drena a energia positiva, tornando-o um adversário que exige a união de todas as tropas coloridas para ser contido.
Governante do reino dos mortos, ele é a força por trás da Noite Mais Densa. Nekron não pode ser morto, pois ele é a própria ausência de vida. Seu objetivo é simples: extinguir a Luz Branca da criação e devolver o universo ao silêncio eterno da escuridão.
William Hand é o arauto da morte. Com uma fixação mórbida desde a infância, ele se tornou o receptáculo perfeito para o poder de Nekron. Ao se transformar no primeiro Lanterna Negro, ele iniciou o processo de reanimação de heróis e vilões falecidos, transformando o luto em uma arma psicológica e física contra a Tropa dos Lanternas Verdes.
Parallax é a personificação do medo no espectro emocional. Durante milênios, ela foi a "impureza amarela" escondida dentro da Bateria Central de Oa. Seu maior feito foi infectar a mente de Hal Jordan, transformando o maior herói da Tropa em um vilão genocida. Parallax prova que até a vontade mais forte pode ser quebrada se o medo encontrar uma rachadura.
Líder da Tropa dos Lanternas Vermelhos, Atrocitus é o resultado de um pecado dos Guardiões do Universo, que foi ocultado por muito tempo. Sobrevivente do massacre do Setor 666 causado pelos Caçadores Cósmicos, ele jurou vingança contra os Guardiões. Ele usa sangue ácido da raiva para liderar uma legião de seres que trocaram o coração pelo anel vermelho, representando a justiça que se tornou puro ódio.
Sinestro é o arqui-inimigo definitivo dos Lanternas Verdes. Antigo mentor de Hal Jordan e outrora considerado o melhor Lanterna Verde da história, ele foi banido por usar o anel para instaurar uma ditadura em seu planeta. Ao fundar a Tropa Sinestro e dominar a luz amarela, ele se tornou o espelho sombrio de tudo o que os Lanternas Verdes defendem. Para Sinestro, o totalitarismo a partir do medo é a única forma de garantir a ordem no universo.
• Lanternas: Conheça os personagens confirmados na série da DC Studios
• Lanternas | Kyle Chandler exalta experiência como Hal Jordan: “Nunca me diverti tanto”
Vale lembrar que os Lanternas vão ganhar uma série em live-action na HBO no segundo semestre. Inspirada em True Detective, a obra criada por Tom King, Damon Lindelof (The Leftovers) e Chris Mundy (Ozark) faz parte da continuidade do DCU de James Gunn e Peter Safran.
O post Os 10 maiores vilões dos Lanternas Verdes apareceu primeiro em O Vício.
Fonte: O Vicio
Leia também
- DC registra novas marcas para Lanternas e Gorila Grodd

A DC movimentou seus bastidores legais com o registro de novas marcas importantes para o futuro da franquia.
💬 0 - Mangás já representam 46% das vendas de quadrinhos no Brasil, diz pesquisa

De acordo com um novo levantamento feito pela BookInfo, os mangás japoneses já representam 46.7% de toda a venda de quadrinhos no Brasil, superando vários gêneros, incluindo de super-heróis. Para se ter ideia, o quadro fica assim:
💬 0 - The Witcher IV terá retorno do compositor de The Witcher 3

Produtor associado da CD Projekt RED e atualmente trabalhando na sequência de Cyberpunk 2077, Paweł Sasko acabou confirmando uma novidade importante sobre outro grande projeto do estúdio: The Witcher IV.
💬 0