
Otimizar Battlefield 6 para o Xbox Series S foi um grande desafio, mas acabou beneficiando todas as plataformas
Publicado em 13 de setembro de 2025 às 11:26
2 min de leituraBattlefield 6 enfrenta significativos desafios técnicos para funcionar adequadamente no Xbox Series S. O diretor técnico do jogo confirmou que a memória limitada do console foi o principal obstáculo para a equipe de desenvolvimento, exigindo intensas otimizações para garantir os 60 quadros por segundo na plataforma mais acessível da Microsoft.
Christian Buhl, diretor técnico de Battlefield 6, revelou em entrevista que o Xbox Series S possui menos memória que até mesmo um PC de configuração intermediária. “Houve um momento, cerca de 6 a 12 meses atrás, em que percebemos que muitos dos nossos níveis estavam travando no Xbox Series S”, explicou Buhl sobre os problemas enfrentados durante o desenvolvimento.
Como resultado, a equipe da DICE concentrou esforços significativos na otimização do uso de memória em Battlefield 6. Segundo o diretor técnico, essas melhorias não beneficiaram apenas a versão para Series S, mas tornaram “todo o jogo melhor e mais estável” em todas as plataformas. O processo envolveu coleta intensiva de dados e testes contínuos em todos os níveis do jogo.
A ambientação realista e os detalhes refletem o empenho da DICE em otimizar Battlefield 6 para todas as plataformas, inclusive o Xbox Series S. “Depois de um ou dois meses, conseguimos resolver todos os nossos problemas de memória no Series S”, afirmou Buhl. O executivo garantiu que o jogo agora está “super estável” no console mais acessível da Microsoft, rodando a 60 frames consistentes. Vídeos do beta aberto rodando no Xbox Series S parecem confirmar essa afirmação.
Quando questionado sobre a possibilidade de Battlefield 6 rodar no futuro Nintendo Switch 2, um representante da EA interrompeu a resposta de Buhl imediatamente. “Sinto muito, preciso intervir aqui. Não podemos falar nada além dos consoles em que Battlefield está chegando, que são Xbox Series X/S, PS5 e PS5 Pro”, declarou o representante, cortando qualquer especulação sobre outras plataformas.
A DICE também confirmou que está implementando controles giroscópicos no PS5 e PS5 Pro, permitindo que os jogadores mirem ou recarreguem com movimentos do controle. Quando o entrevistador mencionou que o Switch 2 tem excelentes sensores giroscópicos em seus Joy-Con, a equipe apenas respondeu: “Exatamente, sim”, sem elaborar mais sobre o assunto.
Battlefield 6 será lançado em 10 de outubro para PC, PlayStation 5 E Xbox Series X|S.
Fonte: GameVicio
Leia também
- Presidente do Xbox chama exclusivos de “antiquados” e pouco importantes para jogadores

Em meio ao processo de divulgação do ROG Xbox Ally, a atual presidente da divisão Xbox, Sarah Bond, voltou a defender a estratégia multiplataforma de lançamentos da companhia. Em uma entrevista à Mashable, ela afirmou que considera que jogos exclusivos são “antiquados” e que o público tende a preferir para experiência…
💬 0 - Mouse PI For Hire, o “FPS do Mickey”, foi adiado para 2026

Um dos jogos indies aguardados para esse ano era Mouse PI For Hire, um jogo de tiro em primeira pessoa que se inspira bastante em desenhos animados da década de 20 (principalmente o próprio Mickey). Entretanto, temos uma má notícia: ele foi adiado para 2026.
💬 0 - Presidente do Xbox considera jogos exclusivos “antiquados” e defende liberdade entre plataformas

Sarah Bond, atual presidente do Xbox, afirmou recentemente que a ideia de jogos exclusivos em 2025 já está ultrapassada. Em entrevista ao Mashable, ela destacou que os jogadores querem poder acessar seus títulos favoritos independentemente da plataforma.
💬 0