
Otimizar Battlefield 6 para o Xbox Series S foi um grande desafio, mas acabou beneficiando todas as plataformas
Publicado em 13 de setembro de 2025 às 11:26
2 min de leituraBattlefield 6 enfrenta significativos desafios técnicos para funcionar adequadamente no Xbox Series S. O diretor técnico do jogo confirmou que a memória limitada do console foi o principal obstáculo para a equipe de desenvolvimento, exigindo intensas otimizações para garantir os 60 quadros por segundo na plataforma mais acessível da Microsoft.
Christian Buhl, diretor técnico de Battlefield 6, revelou em entrevista que o Xbox Series S possui menos memória que até mesmo um PC de configuração intermediária. “Houve um momento, cerca de 6 a 12 meses atrás, em que percebemos que muitos dos nossos níveis estavam travando no Xbox Series S”, explicou Buhl sobre os problemas enfrentados durante o desenvolvimento.
Como resultado, a equipe da DICE concentrou esforços significativos na otimização do uso de memória em Battlefield 6. Segundo o diretor técnico, essas melhorias não beneficiaram apenas a versão para Series S, mas tornaram “todo o jogo melhor e mais estável” em todas as plataformas. O processo envolveu coleta intensiva de dados e testes contínuos em todos os níveis do jogo.
A ambientação realista e os detalhes refletem o empenho da DICE em otimizar Battlefield 6 para todas as plataformas, inclusive o Xbox Series S. “Depois de um ou dois meses, conseguimos resolver todos os nossos problemas de memória no Series S”, afirmou Buhl. O executivo garantiu que o jogo agora está “super estável” no console mais acessível da Microsoft, rodando a 60 frames consistentes. Vídeos do beta aberto rodando no Xbox Series S parecem confirmar essa afirmação.
Quando questionado sobre a possibilidade de Battlefield 6 rodar no futuro Nintendo Switch 2, um representante da EA interrompeu a resposta de Buhl imediatamente. “Sinto muito, preciso intervir aqui. Não podemos falar nada além dos consoles em que Battlefield está chegando, que são Xbox Series X/S, PS5 e PS5 Pro”, declarou o representante, cortando qualquer especulação sobre outras plataformas.
A DICE também confirmou que está implementando controles giroscópicos no PS5 e PS5 Pro, permitindo que os jogadores mirem ou recarreguem com movimentos do controle. Quando o entrevistador mencionou que o Switch 2 tem excelentes sensores giroscópicos em seus Joy-Con, a equipe apenas respondeu: “Exatamente, sim”, sem elaborar mais sobre o assunto.
Battlefield 6 será lançado em 10 de outubro para PC, PlayStation 5 E Xbox Series X|S.
Fonte: GameVicio
Leia também
- Estúdios não enxergam vantagem em aderir ao Xbox Play Anywhere, afirma Windows Central
Na sua loja própria, a Microsoft oferece um recurso bastante único: o Xbox Play Anywhere. A tecnologia permite que o jogador compre apenas uma cópia de um jogo e possa jogá-lo tanto no PC quanto no Xbox. No entanto, com exceção dos títulos da Xbox Game Studios e indies, essa função raramente é utilizada por grandes ed…
💬 0 - Hideo Kojima revela momento que foi ‘divisor de águas’ em sua vida
Como um dos nomes mais renomados e respeitados da indústria, responsável por grandes franquias como Metal Gear e Death Stranding, a carreira de Hideo Kojima poderia ter tomado um rumo bem diferente.
💬 0 - James Gunn confirma planos futuros para Pacificador além da 2ª temporada
James Gunn confirmou que tem planos para expandir o universo de Pacificador para além da segunda temporada da série. O showrunner e co-diretor dos estúdios DC revelou a informação ao responder diretamente perguntas de fãs na rede social Threads sobre o futuro do personagem interpretado por John Cena e seu parceiro Vig…
💬 0