
Otimizar Battlefield 6 para o Xbox Series S foi um grande desafio, mas acabou beneficiando todas as plataformas
Publicado em 13 de setembro de 2025 às 11:26
2 min de leituraBattlefield 6 enfrenta significativos desafios técnicos para funcionar adequadamente no Xbox Series S. O diretor técnico do jogo confirmou que a memória limitada do console foi o principal obstáculo para a equipe de desenvolvimento, exigindo intensas otimizações para garantir os 60 quadros por segundo na plataforma mais acessível da Microsoft.
Christian Buhl, diretor técnico de Battlefield 6, revelou em entrevista que o Xbox Series S possui menos memória que até mesmo um PC de configuração intermediária. “Houve um momento, cerca de 6 a 12 meses atrás, em que percebemos que muitos dos nossos níveis estavam travando no Xbox Series S”, explicou Buhl sobre os problemas enfrentados durante o desenvolvimento.
Como resultado, a equipe da DICE concentrou esforços significativos na otimização do uso de memória em Battlefield 6. Segundo o diretor técnico, essas melhorias não beneficiaram apenas a versão para Series S, mas tornaram “todo o jogo melhor e mais estável” em todas as plataformas. O processo envolveu coleta intensiva de dados e testes contínuos em todos os níveis do jogo.
A ambientação realista e os detalhes refletem o empenho da DICE em otimizar Battlefield 6 para todas as plataformas, inclusive o Xbox Series S. “Depois de um ou dois meses, conseguimos resolver todos os nossos problemas de memória no Series S”, afirmou Buhl. O executivo garantiu que o jogo agora está “super estável” no console mais acessível da Microsoft, rodando a 60 frames consistentes. Vídeos do beta aberto rodando no Xbox Series S parecem confirmar essa afirmação.
Quando questionado sobre a possibilidade de Battlefield 6 rodar no futuro Nintendo Switch 2, um representante da EA interrompeu a resposta de Buhl imediatamente. “Sinto muito, preciso intervir aqui. Não podemos falar nada além dos consoles em que Battlefield está chegando, que são Xbox Series X/S, PS5 e PS5 Pro”, declarou o representante, cortando qualquer especulação sobre outras plataformas.
A DICE também confirmou que está implementando controles giroscópicos no PS5 e PS5 Pro, permitindo que os jogadores mirem ou recarreguem com movimentos do controle. Quando o entrevistador mencionou que o Switch 2 tem excelentes sensores giroscópicos em seus Joy-Con, a equipe apenas respondeu: “Exatamente, sim”, sem elaborar mais sobre o assunto.
Battlefield 6 será lançado em 10 de outubro para PC, PlayStation 5 E Xbox Series X|S.
Fonte: GameVicio
Leia também
- Apenas 20% dos estúdios têm interesse no Xbox; PC continua rei, revela pesquisa

O futuro do Xbox enfrenta um obstáculo que dinheiro nenhum compra fácil: o interesse dos criadores. Uma nova pesquisa da GDC (Game Developers Conference), que ouviu mais de 2.300 profissionais da indústria, pintou um cenário sombrio para a Microsoft: sua plataforma é, hoje, a menos atraente entre os grandes plataforma…
💬 0 - Xbox: venda de consoles despenca 32% e receita de jogos cai, revela Microsoft

Em seu relatório financeiro do segundo trimestre do ano fiscal 2026 (encerrado em 31 de dezembro de 2025), a Microsoft anunciou uma receita total impressionante de US$ 81,3 bilhões (alta de 17%), impulsionada pela força imparável de sua divisão de nuvem. Porém, para a divisão de games, as notícias são amargas. A recei…
💬 0 - Assinatura gratuita do Xbox Cloud Gaming com anúncios chegará em breve, indica Tom Warren

A Microsoft estaria preparando um plano com anúncios para o Xbox Cloud Gaming, segundo informações do renomado jornalista Tom Warren, do The Verge. A possibilidade de uma versão sem custos do serviço de streaming de jogos da Microsoft vem ganhando força nos bastidores da indústria.
💬 0