
Out of office
Publicado em 4 de outubro de 2025 às 06:30
2 min de leituraDeixo-vos três sugestões para melhorar a vossa vida, rirem-se um bocado e ficarem a pensar no Inverno (inferno?) digital que estão a preparar para nós. Todas estas opções aplicam-se a cada uma das sugestões, embora o riso seja de desespero em duas delas.
Saiam do Spotify. Se há empresa que parece ter abraçado o lado pior da economia digital, é o Spotify. Não só é uma das plataformas de streaming que pior paga aos artistas, como está a substituí-los por música gerada por IA, reduzindo os rendimentos de quem vive da criatividade, ao mesmo tempo que desvaloriza a música como forma de expressão humana. Mas a humanidade não parece ser uma prioridade para Daniel Ek, o dono do Spotify, que investiu os dividendos que deveriam ter sido distribuídos por quem lhe fez a fortuna numa empresa que desenvolve IA para fins bélicos. São cada vez mais as bandas e utilizadores a cortar relações com a plataforma e eu também já estou fora. Alternativas: Tidal (não é perfeito) e Qobuz.
Blow Records. Ao contrário do que pode parecer, depois do que disse, a IA pode ser usada para fazer música. Ou, pelo menos, melhorá-la. A Blow Records (@BlowRecordsBR, no YouTube) pegou num clássico do funk favela e criou – com a ajuda de ferramentas de IA – o sucesso deste Verão. Se alguém já levantou a mão para o alto este ano, sabe do que estou a falar. A referência: Chupa Xox*ta (1980). Se não conheciam, peço desde já perdão.
KNGMKR. Este canal de YouTube (@kngmkrlabs) é um laboratório de narrativas que usa IA para criar pequenos filmes futuristas, com recursos estilísticos e narrativos espectaculares, sempre com um espírito crítico e um sentido de humor muito peculiar. Da descrição do canal: «As ferramentas nunca são a história. O que dizemos com elas, é. Nada aqui é para o espetáculo. Tudo aqui tem um motivo». E os motivos são bons, parece-me.
Três ideias, a mesma ferramenta, diferentes aplicações. A escolha entre o belo e o bélico está do lado de cá.
Fonte: PCGuia (PT-PT)
Leia também
- Os 5 tablets mais vendidos da Amazon atualmente

Se você está pensando em investir em um tablet, seja para estudar, trabalhar, assistir séries ou simplesmente navegar na internet com mais conforto, então vale a pena dar uma olhada nos modelos que mais fazem sucesso.
💬 0 - Google muda exibição de anúncios na busca

Google testa novo modelo de exibição de anúnciosResumo
💬 0 - Qualcomm é a nova dona da Arduino

Qualcomm também anunciou o Arduino Uno QResumo
💬 0