Pular para o conteúdo
Palavras compridas são melhores para pedir desculpas, sugere estudo
Tecnologia
palavras
compridas
são
melhores
para
pedir

Palavras compridas são melhores para pedir desculpas, sugere estudo

Publicado em 22 de setembro de 2025 às 18:00

2 min de leitura

Quais as palavras certas na hora de pedir perdão? Alguém que diz “sinto muito, de verdade” sente mais do que alguém que diz “sinto muito, mesmo“?

Um estudo publicado no British Journal of Psychology, analisou como a forma das palavras influencia a percepção de arrependimento. A conclusão: quanto mais longas as palavras usadas, mais sincero o pedido de desculpas parece.

Os pesquisadores chamam isso de “iconicidade dinâmica” – um conceito que descreve como a forma de uma palavra, e não apenas seu significado, pode transmitir esforço emocional. A lógica é simples: palavras mais compridas exigem mais energia cognitiva e motora para serem produzidas. Esse esforço adicional, mesmo que mínimo, é interpretado como sinal de maior empenho em reparar o erro.

Assim, quem diz estar “genuinamente arrependido” soa mais convincente do que quem afirma estar “muito arrependido”. O sentido é quase o mesmo, mas a escolha da palavra mais longa sugere maior investimento emocional.

(É um viés, claro: dá para falar algo vazio, mas que soe de forma rebuscada. Ser prolixo, afinal, não é sinônimo de ser sincero – fique ligado.)

Na primeira parte do estudo, os autores coletaram 50 pedidos de desculpas publicados em redes sociais. Metade foi feito celebridades e metade por pessoas que não eram famosas. Os pesquisadores também consideraram dez postagens não relacionadas a desculpas de cada um dos perfis analisados, para fins de comparação.

Tanto celebridades quanto anônimos recorreram a palavras mais longas quando pediram desculpas do que em outras mensagens. O efeito foi consistente e não se devia apenas ao uso de termos como “apologize” (desculpar-se) ou “remorse”(remorso) – mesmo removendo essas palavras, a tendência de usar palavras compridas se mantinha.

Outro achado chama atenção: além de mais complexos, os pedidos de desculpas eram mais longos. Enquanto postagens comuns de celebridades tinham em média 38 palavras, suas desculpas chegavam a 191. Já entre não celebridades, os números foram de 27, para postagens comuns, contra 54 para as desculpas.

Na segunda parte do trabalho, os cientistas quiseram saber se os leitores percebiam essa diferença. Para isso, apresentaram a 49 participantes conjuntos de frases de desculpas praticamente idênticas, mas com pequenas variações na escolha de palavras curtas ou longas.

Fonte: Superinteressante

Leia também