
PlayStation Store e o IOF: por que suas compras digitais estão mais caras — e como evitar o imposto
Publicado em 30 de setembro de 2025 às 16:12
2 min de leituraNão tá fácil ser gamer no Brasil e para piorar, as compras na PlayStation Store ficaram mais caras por causa do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O imposto incide sobre operações que envolvem câmbio e, quando a loja trata a transação como internacional ou realiza conversão, o acréscimo aparece no valor final.
Vale ressaltar que isso não é novo, e a cobrança do IOF não é uma taxa da Sony, e sim um tributo federal. Quando a plataforma, processadora ou adquirente trata a venda como operação sujeita a câmbio, o IOF é aplicado, e vários usuários têm notado o reflexo disso em compras recentes na PlayStation Store brasileira. Outro detalhe é que ao ser cobrado pelo IOF e pedir reembolso, será reembolsado apenas o valor do produto (jogo).
• Microsoft Rewards muda regras para resgatar Xbox Game Pass • Produtor de Ananta revela motivo de não adotar gacha de personagens
Até pouco tempo atrás, o IOF era de 0,38%, mas foi ajustado para 3,5%, afetando todos os usuários brasileiros que compram jogos na PlayStation Store brasileira com cartão de crédito. No entanto, há uma forma muito simples de evitar o IOF, que é adquirir cartões-presente (gift card) da PSN em sites como a Nuuvem.
Se você comprar um gift card da PlayStation Store vendido por um revendedor brasileiro e usa saldo da carteira para a compra dentro da PSN, muitas vezes a operação fica como uma transação nacional e não gera a mesma incidência de IOF que uma compra tratada como operação de câmbio no cartão. Ou seja: em vez de pagar o jogo direto com cartão, compre um gift card feito para uso no Brasil e use o saldo.
Por fim, outro método simples de evitar IOF é comprando jogos em mídia física.
Console retrô: 5 modelos em oferta na Amazon e 5 volantes com pedais para aproveitar jogos de corrida ao máximo
Fonte: GameVicio
Leia também
- Ghost of Yōtei: Estúdio explica por que optou por um final único, diferente de Tsushima

A Sucker Punch Productions revelou o motivo por trás da decisão de criar apenas um final para Ghost of Yōtei, diferente do que fez em Ghost of Tsushima. Em entrevista recente, o escritor-chefe Ian Ryan explicou que, embora o estúdio tenha considerado múltiplas possibilidades de conclusão para a jornada da protagonista…
💬 0 - Por que a Konami anunciou três Silent Hill de uma vez? Produtor explica

Em 2022, a Konami surpreendeu aos fãs de Silent Hill ao anunciar não somente que a franquia iria retornar após um tempo “na geladeira”, mas faria isso na forma de três games. Três anos depois, dois dos títulos anunciados já foram lançados e mostraram que a franquia ainda ocupa um espaço importante no mundo dos games.
💬 0 - Danganronpa 2×2: Produtor explica por que optaram por um remake do segundo jogo e não do original

O produtor de Danganronpa 2×2, Shohei Sakakibara, revelou o motivo de priorizarem o remake do segundo jogo da série em vez do primeiro título. Em entrevista à revista japonesa Famitsu, ele explicou que a equipe considerou inicialmente revisitar o capítulo original, mas enfrentou um dilema significativo durante o plane…
💬 0