
Polêmica em torno de Palworld: jogo acusado de ultrapassar limites éticos na indústria
Publicado em 5 de outubro de 2025 às 09:04
2 min de leituraA controvérsia em torno de Palworld ganhou um novo capítulo após declarações contundentes de um veterano da indústria de games. Yoshiki Okamoto, designer renomado que trabalhou por anos na CAPCOM em franquias como Resident Evil, Street Fighter e Mega Man, manifestou-se publicamente contra o jogo da Pocketpair, alimentando ainda mais o debate sobre originalidade e limites éticos no desenvolvimento de jogos.
Em um vídeo publicado em seu canal pessoal do YouTube, Okamoto não poupou críticas a Palworld, afirmando que o título “ultrapassou uma linha que não deveria ser ultrapassada”. O veterano foi além e pediu que os jogadores boicotem o produto enquanto o processo judicial movido pela Nintendo estiver em andamento.
“Não quero que o mundo se torne um lugar onde este tipo de coisa seja aceitável. Não quero que seja como: ‘tudo bem porque vendeu bem’, ou ‘porque é divertido’, ou ‘porque tem boas avaliações’. Se um acordo for alcançado com a Nintendo, então Palworld se tornará um jogo oficialmente adequado para jogar. No entanto, atualmente é um jogo que está sendo processado, então é inaceitável. Ao jogar, você está apoiando isso, então por favor, não o compre“, declarou o designer.
A postura de Okamoto, contudo, gerou reações divididas na comunidade. Diversos fãs apontaram a ironia na situação, lembrando que vários jogos em que o próprio designer trabalhou durante sua carreira também apresentavam elementos bastante similares a títulos lançados anteriormente, questionando o que seria realmente original na indústria.
Vale lembrar que a Nintendo processou oficialmente a Pocketpair em setembro de 2024, alegando violação de direitos de patente. Recentemente, a gigante japonesa argumentou em tribunal que mods de jogos não contam como “arte prévia”, tentando fortalecer seu caso contra o criador de Palworld.
O processo judicial já causou impactos diretos no desenvolvimento do jogo. A equipe da Pocketpair foi forçada a implementar mudanças significativas no gameplay, como a remoção da mecânica de invocar Pals usando esferas, um elemento que claramente remetia à franquia Pokémon.
Em um movimento que muitos interpretaram como provocação, a Pocketpair anunciou um spin-off de simulação de fazenda chamado Palworld: Palfarm apenas onze dias após a Nintendo revelar seu próprio jogo de fazenda, Pokémon Pokopia, que está sendo desenvolvido pela Koei Tecmo com lançamento previsto para 2026 no Nintendo Switch 2.
A polêmica em torno de Palworld continua gerando debates sobre os limites entre inspiração e cópia na indústria de jogos, além de questionar até que ponto elementos de gameplay podem ser protegidos por propriedade intelectual. Enquanto isso, a Pocketpair segue com seus planos, tendo anunciado que pretende lançar a versão 1.0 completa do jogo em 2026.
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Fonte: Hardware.com.br – Notícias
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