
Prepare-se: seu Instagram vai ficar cheio de vídeos dublados por IA
Publicado em 9 de outubro de 2025 às 19:45
2 min de leituraUsuários podem ver Reels de outras línguas com dublagem em português O Instagram expandiu o novo recurso de tradução de voz por inteligência artificial no Reels, incluindo suporte ao português e hindi. A novidade, que já estava disponível para inglês e espanhol desde agosto, tem como objetivo ajudar criadores de conteúdo a alcançar uma audiência global.
A ferramenta utiliza a Meta AI para analisar o áudio original de um vídeo e gerar uma versão dublada no idioma do espectador. Durante uma demonstração do recurso em português, entretanto, nota-se que a tecnologia ainda mistura o português falado no Brasil com construções frasais mais comuns em Portugal.
Além da dublagem, a IA também oferece uma funcionalidade de sincronização labial, que ajusta sutilmente os movimentos da boca do criador para que correspondam ao áudio, tornando o resultado mais natural.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Adam Mosseri (@mosseri)
Como ocorre a tradução?
A Meta desenvolveu a tecnologia de IA para “imitar o som e o tom da voz do criador”, buscando preservar a autenticidade do conteúdo original, mesmo em outro idioma.
Ainda assim, o processo não é totalmente automático para quem posta: é necessário ativar a opção “Traduza sua voz com a Meta AI”, antes de publicar um Reel. Em seguida, o criador pode revisar as traduções geradas e aprovar as versões que deseja disponibilizar.
A empresa também informou que está trabalhando em novas funcionalidades para o recurso. Em breve, a tradução de áudio com múltiplos interlocutores, já presente nos Reels no Facebook, chegará também ao Instagram.
A plataforma também planeja lançar uma tradução para textos aplicados aos vídeos por meio de stickers.
Sim, tem como desativar
Meta permite desativação completa da ferramentaAo contrário do que ocorre no YouTube, que também oferece tradução automática e dublagem de vídeos por IA, o Instagram oferece controles fáceis para desativar a ferramenta.
Fonte: Tecnoblog
Leia também
- Instagram segue passos do Nano Banana e ganha editor de fotos com IA

Meta AI é capaz de fazer edições avançadas, promete empresaResumo
💬 0 - Meta: o Instagram mostra mais conteúdo nocivo a adolescentes vulneráveis

Mark Zuckerberg é fundador e CEO da MetaResumo
💬 0 - O que ter um gato faz com o seu cérebro – e com o dele

Laura Elin Pigott é professora sênior de Neurociências e Neurorreabilitação na Faculdade de Saúde e Ciências da Vida, London South Bank University. Este artigo foi republicado do The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original.
💬 0