
Preview: Marvel Tokon Fighting Souls promete (e entrega) muito!
Publicado em 15 de setembro de 2025 às 18:19
3 min de leituraNão sei você, mas eu estava lá quando a Marvel começou a dar seus primeiros passos no mundo dos jogos de luta. Ainda pelas mãos da Capcom, a FGC pegou fogo e quase todo fliperama tinha variações de X-Men, Marvel Super Heroes ou do supremo Marvel vs Capcom.
Mas o tempo passou, o interesse do público minguou, as licenças expiraram e acabamos ficando um tempão sem ver os personagens da Casa das Ideias trocando sopapos no gênero. Isso muda com a chegada de Marvel Tokon Fighting Souls, cujo desenvolvimento passou a ser responsabilidade da Arc System Works, também especialista em lutinhas.
Na semana passado, o game recebeu o seu primeiro teste beta fechado, onde a imprensa, influenciadores e alguns jogadores tiveram a chance de testar o gameplay em primeira mão. A convite da Sony, nós participamos desse teste, e você confere as nossas impressões a seguir. Se preferir, eu também fiz um vídeo de gameplay mostrando todos os recursos do game:
Um começo estranho e turbulento
Os primeiros minutos de beta de Marvel Tokon foram bem estranhos, já que após sair do menu inicial, não era possível customizar nem escolher nada. Um simples apertar de botão e de repente já estávamos dentro de uma luta sem sequer termos selecionado o nosso lutador favorito. Ou lutadores, no caso, já que esse é um jogo de equipe ao melhor estilo Tag.
Desta vez são 4 heróis por time mas, como manda a tradição, só um de cada lado costuma estar ativamente na arena, sendo possível invocar os demais em golpes especiais, ou até mesmo fazer uma substituição estratégica em tempo real no meio da luta. Foi bem estranho saltar direto para essas lutas sem passar por tutoriais, e eu não sei se isso foi uma questão de servidor, bug, ou pura e simplesmente uma obrigatoriedade de completar X confrontos antes de poder jogar para valer.
Seja como for, fato é eu já estava quase desistindo e desinstalando o beta até que, subitamente, após quase 30 minutos, eu fui levado ao tutorial, onde o jogo explicou minuciosamente os sistemas e regras que eu tinha acabado de aprender na prática após muita farofada. Não foi a experiência ideal para um beta mas, felizmente, passado esse perrengue inicial, depois do tutorial o jogo ficou extremamente divertido e coeso.
Imagem: PlayStation
Heróis em ação
A primeira coisa que me chamou atenção positivamente, ainda antes do gameplay, foi a apresentação gráfica. O estilo anime casou muito bem com os pontos mais fortes da ArcSys, que manja bastante do tema graças ao seu trabalho primoroso em Guilty Gear e Dragon Ball FighterZ.
Até mesmo personagens que eu antigamente considerava intragáveis, como a Miss Marvel, agora transbordam carisma e movimentos especiais interessantes que tiram proveito de suas habilidades únicas. De peso morto no MCU, agora a Miss Marvel acabou virando a minha main e me lembrando até um pouco o Luffy de One Piece, com divertidos golpes se esticando toda.
O elenco final do jogo ainda não está decidido, e mesmo nessa beta ainda não era possível jogar com todos os heróis já revelados, com a ausência de nomes irados como Homem-Aranha e Motoqueiro Fantasma. Ainda assim, quem estava lá já dava um bom gostinho do que esperar.
Favoritos dos fãs como o Homem de Ferro, Doutor Destino, Capitão América, Tempestade e Senhor das Estrelas estão lá e ganharam novas skins que misturam bem alguns de seus traços mais conhecidos dos gibis, desenhos animados e cinemas. Se você gosta de algum herói da Marvel, são boas as chances de achar que ele ou ela foi muito bem representado por aqui.
Marvel Tokon tem tudo para fazer sucesso
Seguindo a tendência dos jogos de luta modernos, Marvel Tokon é um jogo que possui, por padrão, execuções fáceis de golpes especiais. Como a maior parte dos comandos e atalhos são compartilhados entre todos os lutadores, é bem rápido aprender e conseguir competir de forma básica, o que significa que trata-se de um jogo de diversão rápida para a galera mais casual, que certamente vai aproveitar os combos automáticos que não exigem precisão na contagem de frames na hora de construir combos vistosos.
Fonte: Flow Games
Leia também
- Marvel Cosmic Invasion revela mais dois heróis jogáveis e data do lançamento em novo trailer!

Marvel Cosmic Invasion, o mais novo beat’em up retrô da Dotemu, recebeu um novo trailer que revela não apenas mais dois personagens jogáveis, mas também a data de lançamento para o game. O Invencível Homem de Ferro e a Fênix chegam para somar um total de 15 heróis para os jogadores escolherem.
💬 0 - Marvel Cosmic Invasion chega em 1º de dezembro e confirma Fênix e Homem de Ferro no elenco

O beat ‘em up MARVEL Cosmic Invasion teve seu lançamento confirmado para o dia 1º de dezembro e chegará também ao Nintendo Switch 2, além das plataformas já anunciadas anteriormente. A confirmação veio através da Dotemu, publicadora do título, junto com o desenvolvedor Tribute Games, em um novo trailer que revelou a d…
💬 0 - Finalmente! Marvel Cosmic Invasion ganha data de lançamento

O Marvel Cosmic Invasion, um dos beat em’ up mais aguardados dos últimos tempos, acaba de ter sua data de lançamento revelada junto com outras novidades.
💬 0