Pular para o conteúdo
Primeiros SSDs PCIe 6.0 comerciais do mundo chegam a 28GB/s e 5,5 milhões de IOPS
Cinema
primeiros
ssds
pcie
comerciais
mundo
chegam

Primeiros SSDs PCIe 6.0 comerciais do mundo chegam a 28GB/s e 5,5 milhões de IOPS

Publicado em 14 de fevereiro de 2026 às 10:51

2 min de leitura

A Micron anunciou nessa semana a produção em massa da sua série Micron 9650 de SSDs. São os primeiros drives na interface PCIe 6.0 que ficarão começam a chegar para empresas e servidores, com performance chegando em 28GB/s em leitura sequencial e até 5,5 milhões de IOPS em leitura aleatória.

Sendo drives voltados para uso em servidores e processamento de IA profissional, eles chegarão primeiro nos formatos E1.S e E3.S, mais comuns no segmento. Como sempre, a leitura alcança patamares maiores que a gravação, mas também temos uma performance impressionante de 14.000MB/s para gravação sequencial e 900 mil IOPS na aleatória. A tabela abaixo compara os SSDs PCIe 6.0 com a geração anterior da Micron:

São duas linhas que marcam a estreia da nova série de drives, cada uma com suas opções de capacidade, mas com as mesmas especificações de performance:

• Micron 9650 Pro: 7,68TB | 15,36TB | 30,72TB

• Micron 9650 Max: 6,4TB | 12,8TB | 25,6TB

Mais performance, mesmo consumo

A nova geração de SSDs traz o dobro de performance em leitura sequencial e incrementos consideráveis de desempenho nos outros aspectos sem aumentar demais o consumo de energia. A série Micron 9650 é estimada em 25W, número semelhante a alguns dos SSDs PCIe 5.0 mais poderosos.

A eficiência é especialmente importante para servidores e data centers que usam esses drives em escala. Até por isso, os modelos no formato E1.S são compatíveis com resfriamento líquido opcional, uma vez que resfriamento é uma questão central para data centers.

SSDs PCIe 6.0 domésticos ainda estão bem distantes

Quase todo novo componente de hardware chega primeiro ao segmento profissional e depois recebe versões para uso doméstico. Não é diferente dos primeiros SSDs PCIe 6.0, mas dessa vez não espere que a disponibilidade dos produtos é indicação de que em breve eles chegam aos PCs.

• Escassez de NAND deve disparar preços de SSDs, e não há solução à vista

• Crise das memórias: já existem SSDs NVMe que “valem mais do que ouro”

• WD revela novos HDDs de 100 TB mais rápidos do que SSDs comuns

Para começar, o apetite insaciável da IA vai continuar a consumir os principais componentes de memória do mundo ao longo de 2026 e, muito possivelmente, 2027.

Além disso, a indústria entende que os PCIe 5.0 já atendem as necessidades dos produtos domésticos com tranquilidade e ainda estão distantes de começar a “gargalar” os sistemas. O chefe da Silicon Motion, por exemplo, estima que não veremos os primeiros drives 6.0 para PCs antes de 2030.

Fonte: Adrenaline

Leia também