
Professores brasileiros usam mais IA que França e Alemanha
Publicado em 11 de outubro de 2025 às 11:00
2 min de leituraEnquanto nações desenvolvidas ainda discutem se inteligência artificial funciona na educação, professores brasileiros já testam a tecnologia no dia a dia. O país ocupa a 10ª colocação global em adoção de IA nas escolas, segundo a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) 2024, da OCDE.
O levantamento ouviu educadores de 53 países — incluindo França, Alemanha e Japão — e trouxe um dado surpreendente: 56% dos docentes brasileiros já usam ferramentas de inteligência artificial em sala de aula. O número supera em mais de 50% a média dos países desenvolvidos da OCDE, que ficou em 36%.
Como professores brasileiros usam IA
A tecnologia virou aliada no planejamento pedagógico. Três em cada quatro professores (77%) geram planos de aula com ajuda de IA. Outros 64% ajustam automaticamente a dificuldade dos materiais conforme o ritmo de cada turma, e 63% usam a ferramenta para resumir conteúdos extensos.
A lista de aplicações práticas não para por aí:
• Análise de participação e desempenho dos alunos (42%)
• Criação de textos para feedback e comunicação com pais (39%)
• Correção automatizada de trabalhos e atividades (36%)
Infraestrutura precária freia avanço
A liderança brasileira em adoção convive com gargalos estruturais sérios. Seis em cada dez professores (60%) apontam a infraestrutura tecnológica deficiente como principal barreira para ampliar o uso de IA — percentual 60% maior que a média da OCDE (37%).
Outro desafio está na capacitação. Quatro em cada dez educadores reconhecem que precisam de mais treinamento para explorar o potencial pedagógico das ferramentas inteligentes. O domínio técnico existe, mas falta formação específica para transformar tecnologia em aprendizado efetivo.
O ensino híbrido também ganha espaço: 17% dos professores brasileiros já trabalham em instituições que oferecem aulas online ou semipresenciais, alinhados com a média internacional.
Mundo dividido sobre tecnologia na educação
O estudo expõe uma divisão global sobre o impacto real da IA no desempenho dos alunos. Em países europeus desenvolvidos como Áustria, Bélgica e Finlândia, menos da metade dos professores acredita que ferramentas digitais melhoram a aprendizagem.
O cenário muda radicalmente em outras regiões. Na Arábia Saudita, Albânia e Vietnã, mais de 95% dos docentes reconhecem benefícios concretos da tecnologia nos resultados acadêmicos.
Fonte: Hardware.com.br – Notícias
Leia também
- O que são plataformas de jogos? Conheça as principais lojas de videogames

Atualmente, cópias digitais de jogos são distribuídas via plataformas de gamesPlataformas de jogos ou gaming platforms são ambientes digitais usados para a distribuição e gestão de games. Em outras palavras, trata-se de um hub que reúne catálogos de jogos à venda, biblioteca de títulos adquiridos, conexões, e serviços…
💬 0 - GeForce Now recebe Ninja Gaiden 4 e mais nesta semana – veja lista!

A NVIDIA divulgou a lista de jogos que estão chegando ao catálogo do GeForce Now nesta semana. Ao todo são 10 novos títulos revelados que se juntam a lista de mais de 2.100 jogos já disponíveis no serviço de streaming da empresa.
💬 0 - Tales of Xillia 2 (e mais remasterizações!) a caminho

Olha só que boa notícia para quem curte a série Tales Of! Não só a Bandai Namco disse estar trabalhando em uma remasterização do aclamado Tales of Xillia 2, como também em mais uma outra remasterização misteriosa ainda não revelada.
💬 0