
PS5 Pro: Desenvolvedor de War Thunder confirma que console possui suporte ao Path Tracing
Publicado em 11 de outubro de 2025 às 14:35
2 min de leituraA Gaijin Entertainment, desenvolvedora de War Thunder, confirmou que o PS5 Pro é tecnicamente capaz de executar path tracing, uma avançada tecnologia de iluminação que simula o comportamento real da luz em ambientes virtuais. A confirmação veio diretamente de László Perneky, programador líder da empresa, durante uma entrevista focada em tecnologia.
“Tecnicamente, ele poderia; a única questão é com o desempenho”, explicou Perneky sobre a capacidade do PS5 Pro suportar a tecnologia Path Traced Global Illumination (PTGI) recentemente introduzida na versão PC do jogo. “É uma decisão para o futuro. Primeiro, nós focamos em lançar suporte a Ray Tracing para consoles, com todos os efeitos exceto PTGI, esperamos que muito em breve. Depois, teremos uma melhor ideia de quanto orçamento de GPU temos para incluir PTGI e se podemos fazer mudanças para caber nesse orçamento.”
A declaração traz esperança para os proprietários do PS5 Pro, já que até o momento nenhum jogo implementou path tracing no console premium da Sony. Essa tecnologia é considerada o próximo grande avanço em gráficos de videogames, oferecendo iluminação muito mais realista em comparação às técnicas convencionais.
Mark Cerny, arquiteto-chefe do PS5 Pro, já havia sido questionado sobre a capacidade do console em executar path tracing, mas foi cauteloso em sua resposta. “Há muitas estratégias para fazer ray tracing ou path tracing. O motor que impulsiona Alan Wake 2 é muito diferente do motor que impulsiona Cyberpunk 2077”, explicou Cerny anteriormente, destacando que seria necessária uma “estratégia altamente otimizada” para implementar a tecnologia no console.
War Thunder pode representar a melhor oportunidade para o PS5 Pro demonstrar capacidades de path tracing, já que o jogo utiliza apenas PTGI (Path Traced Global Illumination) e não um path tracing completo. No entanto, é mais provável que os jogadores de console precisem aguardar o PS6 para obter suporte adequado a esta tecnologia avançada.
Fonte: GameVicio
Leia também
- Razer lança controle Raiju V3 Pro, trazendo TMR e botões programáveis para o PS5

A Razer lançou nesta semana o Raiju V3 Pro, seu mais novo controle para o PS5 e PC. Como indica o nome, o periférico é voltado para jogadores profissionais, prometendo alta performance, longevidade e oferecendo diferentes opções de customização com um total de 6 botões programáveis.
💬 0 - Razer anuncia Raiju V3 Pro, controle premium para o PS5

A Razer acaba de entrar de vez na disputa pelos gamers competitivos de console. A marca anunciou o Razer Raiju V3 Pro, um controle sem fio desenvolvido especificamente para PlayStation 5 com tecnologias vindas diretamente do universo dos periféricos para PC.
💬 0 - Sony libera nova atualização para o PS5; veja o que muda

Temos mais uma mudança notável para o ecossistema da gigante japonesa: Sony libera nova atualização para o PS5. Trata-se da distribuição global de uma nova versão do software de sistema do console da atual geração da companhia.
💬 0