
Quadrinistas brasileiros ganham leitura global com HQs traduzidas
Publicado em 29 de janeiro de 2025 às 21:00
7 min de leituraQuadrinistas brasileiros ganham leitura global com HQs traduzidas
HQs brasileiras como Bendita Cura (Mário César), Contos dos Orixás (Hugo Canuto) e Cumbe (Marcelo D’Salete) já são publicadas na França, EUA, Áustria e mais. O movimento é consequência de ações como a Bienal de Quadrinhos de Curitiba e o programa Brasil em Quadrinhos do Itamaraty.
Repercussão internacional
- Cumbe, HQ sobre escravização, conquistou premiação Eisner e virou símbolo da força narrativa brasileira.
- Outros títulos, como Escuta, Formosa Márcia, também viajam para prêmios como Angoulême — fortalecendo o selo e visibilidade nacional.
Impacto cultural
- A exportação de HQs amplia o alcance do plano editorial brasileiro e abre portas para cooperação e feiras internacionais.
- Pescarias e escolas independentes passam a ser reconhecidas globalmente — e isso abre mercado para artistas e editores.
Referência
- Matéria da Brasil de Fato sobre quadrinhos brasileiros no exterior
Leia também
- Guia de Leitura da Crise nas Infinitas Terras – Ordem Cronológica Completa
Publicada em 1985–1986, Crise nas Infinitas Terras redefiniu todo o Multiverso da DC. Confira a ordem cronológica completa para acompanhar a saga que mudou para sempre os quadrinhos.
- 10 HQs Modernas do Batman que Podem Influenciar o Cavaleiro das Trevas no DCU
Com tantas fases históricas, é fácil pensar nos clássicos do Batman como base para o DCU. Mas há diversas HQs modernas que também podem inspirar a próxima versão do Cavaleiro das Trevas.
- DC K.O.: O torneio mortal que decidirá o destino do Multiverso
Scott Snyder e Javier Fernandez apresentam DC K.O., a nova saga da DC All In. Heróis e vilões entram em um torneio brutal criado pelo Coração de Apokolips para decidir quem enfrentará Darkseid.