Pular para o conteúdo
Qualcomm confirma Snapdragon 8 Elite Gen 5 e explica a confusão dos nomes
Computação
qualcomm
confirma
snapdragon
elite
gen
explica

Qualcomm confirma Snapdragon 8 Elite Gen 5 e explica a confusão dos nomes

Publicado em 15 de setembro de 2025 às 10:43

2 min de leitura

Snapdragon 8 Elite Gen 5 (imagem: reprodução/Qualcomm)

Resumo

• Qualcomm confirma chegada do Snapdragon 8 Elite Gen 5 e explica a confusa nomenclatura;

• Novo chip será o mais novo topo de linha da marca para celulares avançados;

• Anúncio oficial deve ocorrer no Snapdragon Summit 2025, na próxima semana.

O próximo chip topo de linha da Qualcomm para celulares só vai ser anunciado na próxima semana, mas a companhia tratou de confirmar a sua chegada, bem como o nome da novidade: Snapdragon 8 Elite Gen 5. Confuso, não? Ao usar “Gen 5”, parece que a companhia pulou algumas gerações.

A própria Qualcomm reconheceu a confusão e tratou de explicar a nomenclatura (em tradução livre):

Pode parecer que pulamos gerações, mas a verdade é mais simples — e mais poderosa. O Snapdragon 8 Elite Gen 5 marca a quinta geração das nossas plataformas premium da série 8 desde que introduzimos a nossa nova nomenclatura e identidade visual de um dígito.

Ao nos alinharmos com a Gen 5, reforçamos sua posição de liderança e simplificamos a forma como os consumidores entendem nosso roteiro de produtos.

Ainda ficou confuso? Então, aqui vai uma tentativa de “explicar a explicação”.

A série Snapdragon 8 é caracterizada por chips de alto desempenho, que equipam celulares ou tablets topos de linha. O primeiro modelo dessa série é o Snapdragon 8 Gen 1, anunciado no fim de 2021. Em 2022, a Qualcomm lançou o seu sucessor, o Snapdragon 8 Gen 2.

Essa lógica se manteve em 2023 com a chegada do Snapdragon 8 Gen 3. A bagunça começa em 2024: nesse ano, em vez de anunciar o Snapdragon 8 Gen 4, a Qualcomm revelou o Snapdragon 8 Elite. Trata-se de um sucessor na série, só o nome que mudou: saiu o “Gen x”, entrou um “Elite”.

Agora, na nova geração, a Qualcomm tratou de misturar esses dois “sobrenomes”. A companhia explica que o termo “Elite” foi mantido porque designa a categoria do produto, isto é, deixa claro que aquele é um chip avançado:

O nome “Elite” é reservado para nossos produtos líderes no setor — aqueles que ultrapassam os limites em capacidade, experiência e inovação. Não é apenas um nome. É uma promessa.

Já o “Gen 5” deixa claro que esta é a quinta geração da linha, naturalmente.

Fonte: Tecnoblog

Leia também