
Quatro serviços de IA para programação
Publicado em 13 de setembro de 2025 às 07:15
3 min de leituraPara transformar um projecto numa aplicação, é preciso algum trabalho repetitivo e usar código escrito por outros. Antes da chegada da IA, sites como o Experts Exchange, o Stack Overflow ou o Reddit era onde os programadores iam buscar ideias ou código para acelerar o desenvolvimento das suas aplicações. Agora, a IA pode fazer muito mais que o que se encontra nestes sites.
Além de ajudar a escrever programas em várias linguagens, a IA encontra erros e valida todos os aspectos do código. No entanto, estes serviços não são um meio para aprender a programar, são apenas ajudantes para progredir no desenvolvimento do software.
Todos estes serviços que sugerimos têm níveis gratuitos que permitem fazer o mínimo e planos pagos que desbloqueiam todas as funcionalidades.
GitHub Copilot
O GitHub Copilot é uma ferramenta muito usada por programadores e foi criada para completar código automaticamente, o que a torna essencial. Pode sugerir linhas de código ou funções, baseando-se no contexto ou em comentários. O ambiente de desenvolvimento inclui um chatbot que permite aos utilizadores colocarem perguntas, pedir sugestões e procurar erros, tudo através de linguagem natural. O Copilot funciona com vários ambientes de programação como Visual Studio, Neovim, Visual Studio Code e JetBrains, além de permitir usar várias linguagens de programação como TypeScript, Golang, Python e JavaScript.
O plano básico para programadores individuais é gratuito, mas para equipas e empresas que necessitem de funcionalidades colaborativas avançadas, a mensalidade é de quatro dólares por utilizador.
github.com/features/copilot
O Amazon Q Developer (compatível com Python, JavaScript, C#, Rust, PHP, Kotlin e SQL) pode transformar os fluxos de trabalho de programação, melhorar a produtividade e a qualidade do código usado nas aplicações. Este assistente de programação com IA usa machine learning para lhe dar apoio e sugestões em tempo real, analisando o contexto do código para recomendar mudanças e completar funções, algo útil para manter a consistência e reduzir a escrita manual.
Quando estivermos a escrever funções, o Q Developer antecipa e sugere os passos seguintes, o que é bastante útil quando se está a trabalhar com algoritmos complexos ou tarefas repetitivas. Outra funcionalidade importante é a monitorização de segurança que alerta o utilizador para potenciais vulnerabilidades durante o desenvolvimento, para ajudar a manter a segurança das apps.
O serviço é gratuito para utilizadores individuais, mas plano profissional começa nos dezanove dólares/mês; inclui funcionalidades mais avançadas e apoio técnico profissional.
aws.amazon.com/pt/q/developer
Tabnine
Esta ferramenta permite melhorar/acelerar o desenvolvimento e a qualidade do código: o Tabnine é muito bom a sugerir melhorias na organização e na estrutura do código. Outra vantagem é a análise em tempo real que procura constantemente bugs, ou outros problemas, e oferece soluções para manter os programas livres de erros. O Tabnine também aprende com o estilo de programação do utilizador e sugere o código mais apropriado para cada situação.
O assistente de programação básico do Tabnine é de utilização gratuita e inclui a funcionalidade de sugestão de código, chat com a IA (com algumas limitações) e compatibilidade com os ambientes de desenvolvimento mais conhecidos. Se quiser optar pela versão paga, tem de pagar uma mensalidade de nove dólares, por utilizador.
Fonte: PCGuia (PT-PT)
Leia também
- Os 5 tablets mais vendidos da Amazon atualmente

Se você está pensando em investir em um tablet, seja para estudar, trabalhar, assistir séries ou simplesmente navegar na internet com mais conforto, então vale a pena dar uma olhada nos modelos que mais fazem sucesso.
💬 0 - Mercado Livre, Alexa e mais serviços ficam fora do ar nesta manhã

Busca do Mercado Livre não funcionaResumo
💬 0 - Google muda exibição de anúncios na busca

Google testa novo modelo de exibição de anúnciosResumo
💬 0